Depois de tanto tempo em isolamento e distanciamento social, brasileiros impulsionam segmentos drasticamente impactados pela pandemia no primeiro trimestre de 2022. Dentre as principais tendências de consumo avaliadas pela Análise do Comportamento de Consumo, realizada pelo Itaú Unibanco e Rede, as atividades fora de casa foram destaque. O relatório também aponta que o pagamento por aproximação e Pix ganham cada vez mais espaço na vida dos consumidores.

O estudo, elaborado com base nas compras realizadas com cartões do Itaú Unibanco e nas vendas realizadas nas maquininhas da Rede, revelou que, no primeiro trimestre deste ano, o setor de turismo registrou crescimento de 150% frente ao mesmo período de 2021. Essa tendência foi ainda mais expressiva durante o Carnaval sem folia, em que o público aproveitou para viajar. Durante a semana celebrativa, os gastos com turismo cresceram 656%.

Ainda no segmento de lazer, os teatros, radicalmente afetados pelo isolamento social, registraram alta de 526% no valor transacionado e 383% na quantidade de operações no primeiro trimestre, em relação ao mesmo período de 2021. Embora não supere os valores pré-pandêmicos, já se aproxima. Além disso, passeios em zoológicos e aquários também fizeram parte das atividades fora de casa no início do ano, com incremento de 109% no valor transacionado e de 91% na quantidade de operações, na mesma base comparativa.

Durante o período analisado, os brasileiros manifestaram grande interesse em atividades físicas. Só os gastos com quadras esportivas, com destaque para as de beach tennis, que vêm se popularizando pelo país, cresceram 126% no valor transacionado no primeiro trimestre deste ano, frente ao mesmo período de 2021. Já nas academias, o avanço foi de 76% no valor transacionado no primeiro trimestre, superando os patamares pré-pandêmicos, com alta de 29% na comparação com o mesmo período de 2019.

Excluindo turismo, os setores de cultura, esporte e lazer registraram crescimento de 74% no primeiro trimestre frente ao mesmo período de 2021. Quanto ao A&B (Alimentos & Bebidas), o acréscimo foi de 40%, com destaque para o Dia das Mães, que impulsionou o segmento para registrar 196% no valor transacionado na comparação com a mesma data em 2021.

Varejo

O valor transacionado no varejo segue acima dos níveis pré-pandemia, com aumento de 28% no primeiro trimestre de 2022 ante o mesmo período de 2021 e de 56% em comparação com 2019. A quantidade de transações foi 29% maior, embora tenha sido 7% inferior ao trimestre anterior, por conta do contexto de início de ano e um cenário macroeconômico mais desafiador.

No total faturado no varejo, as compras no ambiente físico contabilizaram 77% do volume no primeiro trimestre de 2022, enquanto a participação das transações online chegou a 22%. Ainda assim, o e-commerce continua com tendência de crescimento em níveis superiores ao período pré-pandemia, avançando 38% neste último trimestre em relação a 2021 e 126% em comparação com 2019. No ambiente físico, os gastos subiram em 26% no período analisado, e em 42% em relação a 2019.

Meios de pagamento

Quanto aos métodos de pagamentos mais utilizados, no primeiro trimestre de 2022, o pagamento por aproximação ganhou relevância, verificando um salto de 375% no valor transacionado na comparação com o mesmo período do ano anterior. Entre os estabelecimentos que mais observaram uso da modalidade, os de Turismo e Eventos ficaram na liderança (+815 %), seguido por Drogarias (+628%) e de Educação (+559%).

Em relação ao Pix, o meio de pagamento teve evolução de 262% no valor transacionado e 614% na quantidade de operações no período, considerando transações realizadas de pessoa física (CPF) para pessoa jurídica (CNPJ). Do total de movimentações, o Pix representa 11%, enquanto cartões de crédito lideram com 62%, seguido pelos cartões de débito, com 27%.

(*) Crédito da foto: pexel/Pixabay