A Atlantica Hotels registrou em 2016 um volume de negócios que ultrapassou a marca de R$ 602 milhões. A receita total alcançada pela companhia é em parte reflexo do número de apartamentos ocupados, que teve saldo positivo de 1,8% em relação ao ano anterior.

De acordo com Annie Morrissey, vice-presidente sênior de Vendas e Marketing da Atlantica Hotels, 2016 foi um ano estável para a companhia, apesar do cenário econômico. "Tivemos um desempenho melhor do que esperávamos, tendo em vista a desaceleração das viagens a negócios no Brasil. Testemunhamos um ano com muita turbulência política e profundos impactos econômicos, o que trouxe incertezas sobre o futuro do Brasil. Em consequência da recessão e da alta da inflação, empresas de quase todos os setores sofreram estagnação de suas atividades, o que refletiu nas demandas de viagens a trabalho", analisa Annie.

A Atlantica alcançou no entanto, 117% em RSI (Room Sales Index) – índice de penetração dos hotéis em seus respectivos mercados. "Este é um bom indicador de nossa performance porque mostra a evolução do RevPar (receita por quarto disponível) de nossos hotéis em comparação ao competitive set primário", avalia a executiva. "Estes números mostram a nossa força no mercado e que realmente estamos mantendo nosso marketshare acima da concorrência", complementa.

Annie declara ainda que "os valores praticados nas tarifas de reservas, que culminaram em queda de 5,9% na diária média, são consequência do ciclo de baixa, quando o excesso de oferta provoca queda da taxa de ocupação e depois da tarifa".

Em 2016, dez hotéis ingressaram na rede, representando a oferta de 1,9 mil apartamentos. No início do ano passado, a companhia efetuou a troca de bandeira de um hotel no Rio de Janeiro para a marca Quality e abriu, em Aracaju, um hotel da bandeira Go Inn. Em fevereiro foi a vez da marca Sleep Inn fazer a sua estreia em Vitória. No mês de março, a Atlantica iniciou a administração em Belo Horizonte sob a bandeira Hilton Garden Inn e inaugurou o Quality Hotel Itaipava, em Petrópolis, na região serrana do Rio de Janeiro.

Em abril, a companhia incluiu sob o modelo de franquia, o Comfort Hotel Anápolis, localizado no interior de Goiás, chegando a mais uma praça. Em maio, a Atlantica abriu o Go Inn Vitória. No mês de junho, foi adicionado ao portfólio, o Comfort Inn Grande Rio Dutra, em São João do Meriti, na região metropolitana do Rio de Janeiro. Em outubro a Atlantica abriu dois empreendimentos das bandeiras Quality e Comfort em São Caetano do Sul, na região do ABC paulista, chegando portanto, a uma nova cidade.

A rede fechou o ano com 88 hotéis em operação e dois centros administrativos, com mais de 15 mil apartamentos em 40 cidades. "Apesar da instabilidade do mercado brasileiro, a meta da empresa para 2017 é abrir 12 hotéis, que representam mais de dois mil apartamentos", pontua Annie. 

Em 2016 a Atlantica firmou oito acordos, que representam 1.273 novos apartamentos e a entrada em quatro novos destinos. No total, a companhia conta com 37 acordos assinados, o que equivale a 6.172 apartamentos.

Serviço
atlanticahotels.com.br

* Crédito da foto de capa: divulgação/Atlantica Hotels