Atualmente, para fazer uma viagem de avião, contamos com diversas vantagens, como a possibilidade de fazer o check-in dias antes, escolher o assento, entre outras comodidades. Na hotelaria, o processo de check-in nos empreendimentos, na maioria das vezes, ainda demanda certo tempo, comprometendo a experiência do hóspede. Pensando nisso, a Atrio Hotel Management investiu no desenvolvimento de um totem de autoatendimento para que isso seja feito eletronicamente.

A iniciativa da empresa foi trabalhada durante seis meses, e o piloto entrou em operação no mês passado, no ibis Budget Curitiba Centro. “A solução foi integrada ao nosso sistema operacional, e adaptada para a realidade brasileira, permitindo a leitura de documentos como RG e CNH, além do passaporte”, explica Carlo Pereira, diretor de Tecnologia e Inovação da Atrio.

Embora relativamente simples e intuitivo, do ponto de vista de sua utilização, o processo é completo, complexo em termos de necessidade de integração e leva em conta fatores que vão desde a identificação do hóspede – pelo número da reserva, nome ou CPF – até o pagamento das diárias e a retirada das chaves que são produzidas no mesmo equipamento.

“Hóspedes que viajam com crianças são os únicos que não podem fazer o check-in pelo totem por conta da legislação brasileira, que exige a apresentação de um documento para comprovar que o adulto é o tutor legal do menor”, ressalta Pereira.

A novidade

Com menos de um mês de operação, o piloto já é responsável por uma redução de 20% do tempo de check-in no empreendimento da capital paranaense, que tem fluxo intenso de hóspedes. A ideia é oferecer a solução em outras duas unidades até dezembro deste ano, ambas em Guarulhos (SP), e escalar para outros 10 hotéis ainda no primeiro semestre de 2025. Até o final deste mês, a Atrio lançará uma atualização, com interface criada por especialistas em User Experience.

O totel de check-in eletrônico integra o aporte de R$ 14 milhões orçados pela companhia para as áreas de Tecnologia e Inovação em 2024. Além dele, a empresa já oferece o pré check-in por celular e um chatbot que usa Inteligência Artificial para fazer a reserva.

“Essas são funções que já existem no varejo e em outros segmentos mais econômicos mais consolidados e nós estamos dando os passos necessários para que se tornem realidade na hotelaria no nosso mercado”, finaliza Pereira.

(*) Crédito da foto: Divulgação/Atrio Hotel Management