Azul- congonhasPista do aeroporto será fechada para reformas em agosto​

Após anunciar a retomada das operações no Aeroporto de Guarulhos, a Azul fará ajustes em sua malha aérea no Aeroporto de Congonhas entre os dias 5 de agosto e 5 de setembro. A pista principal do terminal será fechada para obras de recuperação do pavimento asfáltico, mas manterá a auxiliar em funcionamento.

A companhia operará com aeronaves modelo ATR 72-600, com capacidade para transportar 70 clientes, além de ampliar sua oferta de voos diários para Belo Horizonte e na ponte aérea Rio-São Paulo. A Azul ainda irá criar uma nova rota Congonhas-Curitiba, somando 17 voos diários para atender às demandas.

Congonhas-Santos Dumont, que hoje conta com dois voos diários, passará a sete frequências diárias, enquanto o mercado Congonhas-Belo Horizonte terá seis operações por dia frente às duas que têm sido realizadas. A rota Congonhas-Curitiba, que já foi operada pela Azul no ano passado, voltará a contar com a oferta de assentos da companhia, tendo quatro ligações diárias. Com passagens já à venda em todos os canais oficiais, os novos voos seguirão os rígidos protocolos de higiene que foram adotados pela empresa desde o início da pandemia.

“Em um planejamento integrado com a Infraero e demais autoridades aeronáuticas, reorganizamos nossa malha e estamos aumentando a oferta de assentos a partir de Congonhas. Graças à nossa frota mista, temos flexibilidade para planejar a malha e nos adaptar aos diferentes cenários de operação, mantendo os altos padrões de segurança da Azul. Com essa malha ajustada entre agosto e setembro, manteremos a assistência aos Clientes da maior cidade do país e ainda ampliaremos as possibilidades de conexão para o paulistano, um dos pilares e diferenciais da Azul”, afirma Vitor Silva, gerente de planejamento de malha da Azul.

Azul: protocolos de higiene

Seguindo os protocolos de higiene sugeridos pela Iata (Agência Internacional de Transporte Aéreo), a Azul reforçou a limpeza das aeronaves. O uso de máscaras é obrigatório tanto por clientes quanto por tripulantes, que também têm sua temperatura medida antes do início dos turnos.

A empresa ainda lançou o Tapete Azul, composto por um conjunto de projetores e monitores, que por meio de realidade aumentada indicam ao cliente o momento de embarque. Em solo, os projetores formam um tapete virtual que convida o passageiro a se posicionar na fila de acordo com o número de seu assento, reduzindo em 25% o tempo que a pessoa leva para sentar e contribui para o distanciamento social.

Kits com luvas, álcool em gel e lenço umedecido abastecem os aviões a cada novo voo e estão à disposição para uso dos clientes e dos tripulantes da Azul quando necessário. A companhia também tem utilizado descontaminantes bactericidas que contam com um princípio ativo que elimina o vírus da Covid-19 em 99,99% dos casos. Com o produto e a limpeza dupla nos assentos, mesinhas, bolsão, banheiros, encosto de cabeça, cinto de segurança, janela, paredes e compartimentos superiores, a empresa vem atendendo todas as normas de procedimento de limpeza e desinfecção sugeridas pela Anvisa.

(*) Crédito da foto: Gabrielli Menezes/Grupo Abril