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Mais de 10 mil propriedades e uma receita superior a R$ 30 bilhões anuais. Sim, a hotelaria brasileira é grande e representativa, como ilustram bem esses dados levantados pela Bonadona Hotel Consulting relativos a 2019. No entanto, nunca viu seu modelo de negócio ser levado tão ao limite como agora com o novo coronavírus. Muitas marcas ficarão pelo caminho, outras seguirão e para essas há a grande missão de se reinventar para atender às demandas do consumidor e superar as dores expostas pela pandemia. Para a B2B Reservas, acelerar a transformação digital por meio das reservas e pagamentos é certamente a etapa mais urgente desse grande desafio.

Apesar da frase batida, não há dúvidas que grandes crises como a vivida atualmente guardam oportunidades e, para Marcos Fernando Gay, a hotelaria está com algumas bem diante dos seus olhos. “Há práticas vigentes atualmente que podem ser substituídas por processos digitais muito mais ágeis, seguros e eficientes. Destacamos o nocivo faturamento e o alto custo de distribuição”, avalia o fundador e presidente da B2B Reservas, maior canal de reservas corporativas do mercado brasileiro. “Agora, com o caixa pressionado em função da pandemia, muitas redes e hotéis estão percebendo que é necessário buscar outros modelos”, completa.

Marcos Fernando admite, contudo, que essa mudança dificilmente será realizada de uma hora para outra. “A tecnologia é a melhor aliada para acelerar essa transformação, mas há também uma mudança cultural a ser empreendida. Saindo do núcleo de grandes redes, há certa acomodação em torno do faturado. Diria que o maior desafio está aí. Agora, como falei antes, momento mais propício não existe”, acrescenta o executivo.

Na avaliação do fundador da B2B Reservas, há ainda um amplo campo para explorar. “Entre nossos clientes, as transações por cartão pularam de 59% do total, em 2017, para 68% este ano. Na nossa avaliação, existe um mercado potencial para elevar esse percentual para 80%, igualando-se ao índice alcançado pelo setor aéreo. Estaríamos falando de algo próximo a R$ 6 bilhões em volume financeiro adicional transacionado por esse meio de pagamento. Um mercado potencial que desperta cada vez mais interesse de empresas financeiras”, afirma.

B2B Reservas - Publi_Marcos Fernando GayMarcos Fernando: dá para igualar aéreo e ter 80% em transações digitais 

B2B Booking e B2B Pay: um ecossistema inteligente 

Fundada há sete anos, em 2019 a B2B Reservas transacionou R$ 700 milhões em sua plataforma, 51% acima do ano anterior, o que representou mais de 3,4 milhões de room nights entregues aos hotéis. “Criamos um ecossistema sustentável que conta com duas plataformas, a B2B Booking e B2B Pay. A primeira, com seus 4 mil hotéis conectados a mais de 3 mil agências e operadoras, integra-se com os principais sistema de Self Booking (OBTs), permitindo a mais de 10 mil empresas acessarem inventário dessas propriedades sem passar por intermediários onerosos para eles, como os GDS”, explica Marcos Fernando. 

“Somado a isso, a B2B Pay é a plataforma que gera um cartão virtual (VCN) a cada reserva para o pagamento das despesas de hospedagem. Uma tecnologia segura que concilia automaticamente as faturas e garante que o hotel vai receber no prazo. Temos mais de 100 empresas, entre grandes e médias do Brasil, utilizando nossa solução”, acrescenta.

O grande diferencial da companhia gaúcha é oferecer esse ecossistema inteligente que integra reserva e pagamento em um único processo: do momento em que é gerada até seu processamento, pagamento e contabilização, a reserva nunca sai do controle das partes envolvidas (hóspedes, empresas, agências, banco emissor e hotéis). “Eliminamos o retrabalho, a conciliação offline e custos de integração. Somos a única empresa do Brasil a fornecer uma solução totalmente digital e integrada da reserva ao pagamento. E com o menor transaction fee para o hotel”, explica Marcos Fernando, destacando que a B2B Reservas tem acordos com os maiores bancos do país.

A empresa acredita que a pandemia acelerou o futuro da integração digital da reserva e do pagamento. “Não é mais admissível para as agências, empresas e hotéis reservarem um hotel no channel manager ou no GDS e permanecerem processando pagamento manualmente. Somos apaixonados pelo que fazemos. E firmes, desde nossa fundação, no propósito de desenvolver conexões para tornar a vida simples. Foi assim que construímos uma solução única de reservas, conciliação e pagamentos com o menor custo para o hoteleiro. E hoje a realidade mostra que sempre estivemos no bom caminho”, finaliza Marcos Fernando.

(*) Crédito da capa: Buffik/Pixabay

(**) Crédito da foto: Divulgação/B2b Reservas