Bahia Principe promove plantio de árvores nativas no CaribeAções serão realizadas em três países da região

A Bahia Principe, do Grupo Piñero, está promovendo o plantio de 15 mil mudas de árvores nativas do Caribe. A ação compreende o México, a República Dominican e a Jamaica. No caso domincano, a rede está colaborando com o Jardim Botânico Nacional Dr. Rafael María Moscoso para identificar as principais espécies de vegetação de interesse. O objetivo é aproveitá-las nos projetos de paisagismo e de jardinagem. Também busca estabelecer medidas de proteção para estas espécies e contribuir para a preservação das mesmas.

Pensando nisso, a reforma do Luxury Bahia Principe Ambar incluiu diferentes espécies, entre elas a Rosa de Bayahibe — considerada a flor nacional dominicana — e árvores frutíferas, como mangueira, abacateiro e cerejeira, entre outras. Por sua vez, nos campos de golfe administrados pelo Grupo Piñero estão sendo realizados projetos para melhorar a integração paisagística, com a substituição de espécies exóticas por plantas nativas, bem como com a modificação de certas técnicas de manejo das espécies.

Bahia Principe: 3 mil palmeiras reflorestadas

De acordo com a rede espanhola, foram reflorestadas mais de 3 mil palmeiras protegidas de diferentes espécies no Riviera Maya Golf Club. Já no Ocean's 4, o campo do Bahia Principe Golf inaugurado mais recentemente, foram reflorestados mais de 350 mognos (caobas), a árvore nacional dominicana (e também em risco de extinção), e outras espécies de interesse.

A Bahia Principe possui três viveiros nos quais estão sendo reproduzidas plantas protegidas, nativas e ornamentais — um no México e dois na República Dominicana — para serem utilizadas em novos projetos de jardinagem e de paisagismo. Atualmente, esses viveiros têm uma capacidade de produção anual de mais de 400 mil plantas.

Em outra ação de sustentabilidade, a Bahia Principe já efetuou a redução de 95% do sargaço (tipo de alga marinha) nas praias da Riviera Maya, no México. 

(*) Crédito da foto: Divulgação/Bahia Principe