Mesmo caindo em um sábado este ano, o Feriado da Independência do Brasil promete movimentar a hotelaria da Baixada Santista. De acordo com dados divulgados pelo SINHORES (Sindicato de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares da Baixada Santista e Vale do Ribeira), a expectativa é que 95% dos quartos de hotéis da região estejam ocupados entre os dias 6 e 9 de setembro.

A pesquisa foi realizada nas cidades de Santos, São Vicente, Praia Grande, Guarujá e Bertioga. Até o momento, 65% dos leitos estão reservados para o período.

“O número é extremamente positivo para um feriado no sábado, visto que muitas pessoas conseguem folga na data e optam pela nossa região para aproveitar e descansar. Além disso, Santos está recebendo eventos culturais e esportivos, o que impacta diretamente o setor hoteleiro e gastronômico. Nossa região se consolida cada vez mais como o destino preferido dos turistas paulistas”, destaca Arthur Veloso, presidente do SINHORES eleito em maio deste ano.

Feriados passados

Com poucos feriados no calendário de 2024, a Baixada Santista vem sentindo a queda de demanda. A última data de folga, no dia 9 de julho, feriado estadual em São Paulo, contou com 52% dos quartos ocupados na região, mesmo reforçado pelas férias escolares.

Considerando o período de 30 de maio a 2 de junho, feriado de Corpus Christi, a ocupação hoteleira permaneceu na casa dos 78%.

No Carnaval, o indicador ficou abaixo do esperado pelo setor, totalizando 83% das acomodações ocupadas durante o feriado da folia, enquanto a expectativa era de atingir a marca de 93% de quartos reservados. Já na Páscoa, a Baixada Santista computou ocupação de 85%, considerando todas as cidades pesquisadas.

(*) Crédito da foto: Renato Inácio/Prefeitura de Bertioga