Balneário CamboriúExpectativa do governo é abrir outros 15 terminais exclusivos pelo país

Balneário Camboriú (SC) terá um terminal exclusivo para cruzeiros. O Ministério da Infraestrutura assinou contrato de adesão em Terminais de Uso Privado (UTPs) que permite a construção do porto na cidade. Este é o primeiro passo para a construção de outros 15 terminais voltados para o turismo marítimo no país. A expectativa é de atrair mais empresas do setor e aumentar significativamente o número de turistas e o impacto econômico.

"O BNDES vai oferecer linhas de crédito para o financiamento de portos para receptivo de turistas. Serão pelo menos 15 portos, sendo o primeiro deles o de Balneário Camboriú. Exatamente para dar condições aos navios de aportarem e conseguirem fazer com que os turistas tenham acesso às cidades. Isso é fundamental para girar a economia”, destacou Marcelo Álvaro Antônio, ministro do Turismo.

Dados da Clia Brasil (Associação Brasileira de Cruzeiros Marítimos) apontam que  o país recebeu sete navios e teve 462,3 mil cruzeiristas na temporada 2018/2019. Isso gerou uma movimentação de R$ 2,083 bilhões. Foram oferecidos quase 500 mil leitos no período, número 15% superior ao da temporada passada.

Balneário Camboriú: expectativa de crescimento

Em termos de empregos, a temporada 2018/2019 gerou 31,9 mil postos de trabalho na economia brasileira, resultado 15,3% superior ao alcançado em 2017/2018. Deste total, 2,1 mil foram de tripulantes dos navios e 29,8 mil de empregos diversos. 

Com a construção do primeiro terminal exclusivo de passageiros há expectativa de crescimento no turismo marítimo brasileiro. De acordo com projeções, mais cinco navios seriam atraídos, colocando mais 300 mil turistas na costa brasileira, sendo 120 mil estrangeiros. Além disso, a expectativa é de criação de 1,5 mil empregos diretos e outros 10,5 mil indiretos. O impacto econômico seria de mais R$ 2 bilhões.

(*) Crédito da foto: Peter Hansen/Unsplash