quarta-feira, 2/julho
InícioLIFESTYLEConciergeBar Bagaceira mescla nostalgia de boteco com releituras moderninhas

Bar Bagaceira mescla nostalgia de boteco com releituras moderninhas

Inusitado, o Bar Bagaceira nasceu já com cara de um restaurante tipo boteco de outrora. O cardápio traz essas lembranças, porém com algumas variantes interessantes e exclusivas. Um verdadeiro equilíbrio entre nostalgia e modernidade em plena Vila Buarque, próximo as adjacências boêmias da Santa Cecília, na capital paulista.

Inaugurado em junho deste ano, o estabelecimento é a mais nova empreitada do chef Thiago Maeda ao lado do bartender Thiago Pereira. Os dois, juntos, comandam também o Koya88, bar com pegada oriental vizinho ao Bagaceira. E foi nessa vizinhança que tudo começou.

Antes da chegada de Maeda e Pereira, a esquina da Rua Jesuíno Pascal era o endereço do bar Passa e Fica, comandado por José Sena. Infelizmente, o negócio acumulou dívidas devido à pandemia e começou a passar por dificuldades. E como bons vizinhos, Maeda e Pereira começaram a promover campanhas para tentar salvar o empreendimento.

“O Koya88 foi aberto no final de novembro do ano passado. É um bar que funciona mais a noite, com coquetelaria e pratos para compartilhar. Conhecemos nosso vizinho e a situação do Passa e Fica e quisemos ajudar. Mesmo assim, não adiantou. Fizemos uma proposta para o Sena e acabamos comprando o ponto, mas ele continua trabalhando no local”, conta Maeda.

Bar Bagaceira - equipe
Equipe do Bagaceira

O ambiente passou por reformas, mas os ares de boteco tradicional foram mantidos, como forma de preservar a essência original do bar. “O brasileiro sempre gostou muito de boteco e nós sentíamos falta de um lugar para almoçar e tomar uma cerveja na região. E desde que abrimos tem sido muito bom. Alinhamos o boteco com a gastronomia e os coquetéis, trabalhando com produtos de qualidade como queijos, manteigas e carnes. E tem sido um diferencial”, acrescenta o chef.

Respeitando as medidas restritivas de funcionamento de São Paulo, atualmente o Bagaceira atende 42 pessoas sentadas, mas a lotação máxima do empreendimento pode chegar a 68 lugares.

Bar Bagaceira: clássicos que nunca morrem

No comando da cozinha está a chef Viviane Mello, também sócia do estabelecimento. Com receitas clássicas de boteco repaginadas, o menu traz opções como Arroz de Rabada, Canjica com Barriga de Porco, o icônico Pê-Efe (arroz, feijão vermelho com bacon, batata frita e farofa da casa), além do Picadinho, numa versão para quem não come proteínas com ovo caipira, tartare de banana e saladinha de couve.

Dentre os petiscos, uma variedade para ninguém passar vontade, como Pururuca de porco, Pastel de bochecha com tutano, Bolinho de arroz e queijo tulha, Bolovo de porco com morcilla, Sardinhas marinadas e Lula à dorê com molho tártaro.

Bar Bagaceira - jose sena jgpe
Sena: antigo proprietário se tornou funcionário

E a reportagem do Hotelier News esteve no bar in loco para conferir. Nós provamos o Bolinho de entrada e fomos de Arroz de rabada. Saborosos e bem apresentados. Detalhe: na hora da sobremesa, uma surpresa devastadora. Sem opções no menu, Maeda explica o porquê.

“Começamos servindo sobremesas como pudim e sorvete de creme com papaya, opções bem clássicas. Passamos um mês operando sem ninguém pedir. Acabou ficando um negócio bem ao estilo boteco mesmo. Sentimos que não fazia parte do interesse do público”, conta o sócio.

Ah, não poderíamos deixar de comentar sobre o menu de cachaças. Além do rótulo da casa (Bagaceira), num blend de quatro madeiras, pedimos também a aguardente paraibana Serra Limpa, sem dúvidas uma das melhores que já provamos.

Para completar, Pereira incluiu no menu opções clássicas como Maria Mole, Bombeirinho e Rabo de Galo. Reforçando o conceito do bar, drinks mais elaborados como o Cynar Spritz, Apple Mojito e Café Negroni complementam a carta de bebidas.

Serviço

Bar Bagaceira

Rua Frederico Abranches, 197 – Vila Buarque

(11) 2691-1884

@barbagaceira

(*) Crédito das fotos: Divulgação/Bar Bagaceira e Peter Kutuchian/Hotelier News