No Brasil desde 2016, a B&B Hotels vem retomando suas operações de forma gradativa e sustentável. Para o retorno, a rede está trabalhando estratégias baseadas em campanhas segmentadas em todos os seus empreendimentos e aproveitando o momento do mercado para entrar na briga por ocupações de forma mais assertiva.

Segundo Rodrigo Tort, gerente de Vendas e Marketing, a B&B ainda é pouco conhecida no país e, com a paralisação do setor, a retomada é uma oportunidade de se reposicionar. “Somos uma rede nova e acaba sendo um desafio para a marca. Estamos realizando um trabalho em conjunto com a retomada. A paralisação colocou todos no mesmo nível, mesmo quem tem uma marca mais forte”, explica.

Com hotéis certificados pela Bureau Veritas e seguindo protocolos recomendados pela OMS (Organização Mundial de Saúde), a B&B aproveitou a pausa para fazer reestruturações internas, a exemplo da implementação da equipe de marketing e fusão com o departamento de vendas, liderados por Tort. “Voltamos melhores do que antes da pandemia. Olhamos para dentro e organizamos nossa área comercial”.

Dos cinco empreendimentos, todos já estão operando, com exceção da unidade Rio de Janeiro- Copacabana Posto 5. O gerente afirma que durante a paralisação a rede não deixou de manter contato com clientes e parceiros, mantendo a equipe comercial ativa. “Não deixamos de fazer reuniões e contatos para entender o que está acontecendo no mercado”.

Sobre as ocupações, Uberlândia lidera com 70%. São José dos Campos e São Paulo performam de forma semelhante, entre 10% e 15%. Já o tarifário foi mantido, mas sem margem para flutuação. “Com baixas demandas não conseguimos flutuar para cima, salvo algumas datas como o feriado da Independência. No Rio, sentimos queda acima de 10%”.

B&B Hotels - campanha - retomada

Rede passou por reestruturações durante a pandemia

B&B Hotels: campanhas

Para impulsionar a recuperação, a B&B Hotels vem desenvolvendo campanhas segmentadas tanto para o b2b quanto para o b2c. Outra novidade é o lançamento de programas de incentivo de comissionamento com agências voltadas ao público corporativo, além de oferecer benefícios às empresas. “No geral, as campanhas já estão rodando. Uma delas é a B&B Heróis, que dá 25% de desconto em diárias para profissionais da saúde e teve uma boa aceitação do mercado”, explica Tort.

O gerente ainda conta que a rede promoverá outras iniciativas para nichos específicos como agronegócio e pequenas empresas focadas em vendas diretas. “Muitas vezes as campanhas demoram a mostrar retorno, mas em agosto e setembro já começamos a ter alguma resposta”.

Mesmo com a crise, a B&B manteve seus planos de expansão para 2021. No ano que vem, mais três unidades chegam ao portfólio, sendo duas no Rio de Janeiro e outra em Presidente Prudente (SP). Em obras, o empreendimento de Copacabana Posto 5 ficará fechado até o final deste ano.

(*) Crédito das fotos: Divulgação/B&B Hotels