O conceito de turismo bleisure surgiu há alguns anos quando executivos entenderam que poderiam tirar o máximo de experiências de um destino no qual estavam a trabalho. Com ganho de protagonismo nos últimos anos, principalmente no pós-pandemia, o modelo merece uma atenção especial da hotelaria.
De acordo com a HSMAI Global, o crescimento do segmento pode chegar a 500% na próxima década. Este tipo de projeção, segundo a associação, acende um sinal de atenção e oportunidades para a hospitalidade. Acredita-se até mesmo que 2025 pode ser o ano do bleisure.
Com o aumento do trabalho remoto e de horários flexíveis, o bleisure atrai profissionais, apresentando-se como um segmento único a ser explorado. Propriedades que adotarem estratégias direcionadas para atrair viajantes do tipo agora devem colher os benefícios de crescimento da receita nos próximos anos.
Parte dessa abordagem mais próxima das necessidades dos viajantes bleisure depende, principalmente, da preparação de novos líderes. Mais do que adaptação, a ideia é que o impacto nos padrões de viagem seja realmente entendido, incluindo as expectativas dos hóspedes e oportunidades que surgirão para alavancar a receita.
Para isso, alguns caminhos podem ser seguidos por acomodações de todos os tipos que desejem mais posicionamento no bleisure. Veja:
Como se preparar?
Reserva flexíveis
Oferecer políticas de reserva flexíveis que permitam aos hóspedes estender facilmente suas viagens de negócios para incluir momentos de lazer, sem processos complicados.
Comodidades e serviços
Disponibilizar e promover comodidades que atendam tanto às necessidades de negócios quanto de lazer é essencial. Isso inclui internet de alta velocidade, espaços de trabalho confortáveis, instalações de lazer como piscinas e academias, além de serviços de concierge que auxiliem em atividades de lazer locais
Pacotes especiais
Criar pacotes especiais que combinem elementos de negócios e lazer pode atrair viajantes bleisure e gerar fidelização. Esses pacotes podem incluir descontos para estadias prolongadas, café da manhã cortesia ou vouchers para atrações locais.
Localização e acessibilidade
Hotéis devem destacar sua proximidade tanto de distritos comerciais quanto de destinos de lazer populares. Acesso fácil a transporte e atrações locais torna o empreendimento mais atraente para viajantes bleisure.
Marketing e comunicação
Estratégias de marketing eficazes que realcem a adequação da propriedade para viagens bleisure podem atrair mais hóspedes. Isso inclui depoimentos de viajantes anteriores e a promoção das comodidades e serviços que atendem a esse público.
Parcerias com negócios locais
Colaborar com empresas e atrações locais para oferecer ofertas ou experiências exclusivas pode enriquecer a experiência bleisure dos hóspedes.
Cuidado interno
Mais do que colocar estratégias comerciais em prática, pensar de dentro para fora também é importante. Portanto, alguns questionamentos podem nortear o preparo das equipes para a tendência bleisure:
- Como líderes emergentes no principal segmento demográfico de bleisure, quais fatores mais impactam sua decisão de realizar uma viagem desta?
- Quais comodidades ou serviços são mais atraentes para esse perfil de viajante?
- Existe algo que precisamos ajustar na gestão de receita para essas ofertas?
- Qual o papel da tecnologia em capitalizar as tendências de bleisure travel, e como podemos integrá-la para aumentar a satisfação do hóspede, a duração da estadia e a receita?
- Como a segmentação de mercado deve evoluir à medida que o propósito de uma viagem se torna mais híbrido?
- Com o crescimento de 500% previsto para esse tipo de viagem, quais tendências futuras você prevê para o bleisure? Como podemos adaptar nossas estratégias de receita para antecipar essas mudanças?
(*) Crédito da foto: HSMAI Insights