Blue Montain Campos do Jordão:
águas cristalinas e reaproveitadas
(imagem: divulgação)
 
Com menos de um mês de vida, o Blue Mountain Hotel & Spa de Campos do Jordão (SP) pretende inovar o conceito de hotel sustentável. Diferente de outros empreendimentos da região, o esgoto da unidade passa por tratamento de ozonização – que purifica, em partes, a água.
 
Toda água utilizada é mineral, extraída de poços próprios. Depois passa por estações de tratamento e sistema de ozonização. Ao ser reutilizada, a água é devolvida à natureza com 98% de pureza. Além disso, resíduos orgânicos produzidos no local viram material para compostagem. Parcerias com cooperativas de reciclagem da cidade estão sendo criadas para reutilização do lixo produzido.
 
Conceito de autossustentabilidade
 com baixo custo

(foto: divulgação)
 
“Precisamos balancear o meio ambiente e o desenvolvimento econômico, sempre utilizando os recursos de maneira sustentável, com compensação”, opina Roberto Jeolas, diretor administrativo e fundador da HG, empresa responsável pela implantação do hotel.
 
Segundo Jeolas, o sistema – desenvolvido pela Damas Arquitetura e Engenharia – tem custo inferior a um tradicional. “Além disso, esperamos consumir de 20 a 30% menos”, ressalta.
 
Outro diferencial ‘verde’ é que todas as áreas do Blue Mountain estão divididas por nomes que remetem à fauna e flora da região, como as suítes Orquídeas e Bromélias ou o Café-Restaurante Jacarandá.
(Dênis Matos)
 
Serviço