De Itajaí, Santa Catarina*

BNT Mercosul - Sagres Hotéis_Ana Letícia BatistaAna Letícia: rede investiu R$ 2 milhões em reformas nos hotéis

A Sagres Hotéis não teve muito o que comemorar na alta temporada de Balneário Camboriú (SC). Como esperado, a crise argentina puxou para baixo a ocupação, mas a rede saiu do verão com sensação de dever cumprido. O investimento na equipe comercial, incluindo um profissional de RM (Revenue Management), permitiu à empresa não só antever as condições do mercado, como diversificar as vendas. Com isso, as perdas foram reduzidas.

“Sabíamos que a temporada seria difícil em função da crise argentina e até mesmo pela situação no  Brasil. Ainda assim, com o esforço da nossa equipe comercial, conseguimos ter uma performance melhor do que a média do mercado”, afirma Ana Letícia Batista, gerente da Marketing da Sagres Hotéis, que teve um estande na BNT Mercosul, encerrada sábado (25).  

Para a executiva, o aumento da equipe comercial foi uma aposta certeira. “Com isso, conseguimos abranger uma fatia maior do mercado, em diferentes segmentos. Além disso, com um profissional de RM na casa, praticamos tarifas mais atrativas, o que nos ajudou a reduzir as perdas”, comenta. “Ainda assim, no geral, a ocupação recuou 20%”, acrescenta.

BNT Mercosul: rede e seus acertos

De 2018 para 2019, a Sagres Hotéis fez algumas melhorias nos hotéis, investindo cerca de R$ 2 milhões. No Hotel Ilha da Madeira, além do aquecimento da piscina, a unidade ganhou uma sala de eventos. Com capacidade para 70 pessoas, o espaço ampliou as fontes de receita do empreendimento. Mais ainda, abriu os olhos da empresa para o segmento, que tem uma demanda reprimida na cidade, avalia Ana Letícia.

“Sabemos que não será fácil o segundo semestre, que tem poucos feriados prolongados, mas os eventos são uma de nossas apostas para equilibrar as receitas”, comenta a executiva. “Outra estratégia será focar no corporativo e trabalhar a fidelização desses clientes. Com nove profissionais na área Comercial, temos agora equipe para fazer isso e prospectar mais mercados”, acrescenta. 

Com três unidades econômicas na cidade, a Sagres Hotéis tem 490 quartos no portfólio. “Os produtos são muito similares, mas o Hotel Sagres é o mais barato de todos. É também o menor, tendo ainda algumas coisas diferentes nas áreas comuns”, finaliza Ana Letícia. 

(*) A reportagem viajou a convite da BNT Mercosul

(**) Crédito da foto: Vinicius Medeiros/Hotelier News