Amanhã (20) é celebrado no Brasil o Dia Nacional da Consciência Negra. O feriado, contudo, não é considerado nacional, sendo adotado por cerca de 1 mil cidades em seis estados, incluindo Rio de Janeiro e São Paulo. A data é dedicada à reflexão sobre a participação dos afrodescendentes na sociedade brasileira. Mais do que dar apoio a comunidade negra, o Hotelier News aproveita a ocasião para recarregar as energias – até porque o ano não anda fácil!

Consideramos ações afirmativas como o Dia Nacional da Consciência Negra como vitais pela luta de igualdade racial no país. Na verdade, em um mundo ideal e próspero, iniciativas assim não deveriam ser necessárias. O passado escravagista brasileiro e o racismo disfarçado reinante no país até hoje, contudo, tornam ações como essa quase obrigatórias.

Importante ressaltar que o Hotelier News é completamente a favor da diversidade, seja de gênero, racial, de sexo… Nossa linha editorial dá apoio irrestrito a iniciativas que vão de encontro com esses valores, que são caríssimos à equipe.

Feriado: hotelaria agitada no Rio

O Hotelier News, como citado, para para recarregar as energias, mas o turismo, em busca da retomada, segue com tudo. No Rio de Janeiro, o Dia Nacional da Consciência Negra está gerando incremento na ocupação hoteleira, segundo pesquisa da Hotéis Rio.

De acordo com a entidade, na capital, 58,20% dos quartos de hotel da cidade estão reservados para o final de semana prolongado. O índice está acima dos 40% de ocupação que a hotelaria vem registrando regularmente nos meses de outubro e novembro.

A maior procura, informa a ABIH-RJ, concentra-se no interior do estado. Seguindo tendêndia apontada em pesquisa da Fecomércio RJ, a ocupação hoteleira nos principais destinos fluminenses está 76,93%. Destaque para Cabo Frio (94,58%), Búzios (88,33%) e Arraial do Cabo (85%).

(*) Crédito da foto: Fernando Frazão/Agência Brasil