Os chefs Faye e Buffeteau durante o jantar ocorrido ontem (12) no Grand Hyatt São Paulo
(fotos: Peter Kutuchian)

Consagrando a gastronomia do Grand Hyatt São Paulo, Thierry Buffeteau, chef executivo do cinco estrelas paulistano, afirma que os bons fornecedores são a base para que os pratos apresentados aos comensais tenham êxito. "Se não obtivermos produtos de qualidade e com frescor único, não conseguiremos atender as nossas expectativas e nem as dos clientes.” Esta foi a afirmação que Buffeteau fez ontem (12) durante a apresentação da primeira edição do Grand Table de la Collection, evento que reune grandes chefs da gastronomia mundial ao longo do ano no Restaurante Eau do Grand Hyatt São Paulo.

O chef convidado para esta edição foi Arnaud Faye, premiado com duas estrelas Michelin, que junto com Buffeteau, criou um menu de sete tempos para as duas noites do Grand Table de la Collection, que termina hoje já sem disponibilidade de reservas – os comensais terão que esperar até junho, quando a segunda edição será realizada.

Os dois primeiros pratos tiveram a expertise de Buffeteau,  reunindo ingredientes do mar e do campo: Terrine de foie gras, geleia de beterraba e Porto com farofa de nozes caramelizadas, e Ostras, bacon torresmo e brotos. Vale destacar que as ostras haviam sido colhidas pela manhã e vindas diretamente de Santa Catarina, especialmente para o evento.


Peixe de anzol do dia (namorado), textura de couve-flor, molho de cenoura ao curry e o
Cordeiro da Família Quirós em diferentes cocções, abóbora com pimenta doce e coentro

A partir do terceiro prato, as mãos de Faye é que foram responsáveis em propiciar a continuidade da explosão de sabores. O Siri e vieiras de Picinguaba, crocante de sépia, iogurte e vodka, tapioca de maçã, flor e brotos, consome inca-inchi foi uma das melhores opções, seguida do Peixe de anzol do dia (namorado), textura de couve-flor, molho de cenoura ao curry. "A escolha do peixe, feita pelos próprios pescadores foi determinante para garantir o seu frescor”, explicou Buffeteau. 

Em seguida, o Cordeiro da Família Quirós em diferentes cocções, abóbora com pimenta doce e coentro mostrou toda a sua maciez, principalmente na opção servida à inglesa. 

Na etapa final, o Coquetel de cítricos e Chartreuse serviu para limpar e preparar o paladar para a sobremesa, feita a quatro mãos por Buffeteau e Laura Gonzalez, chef patisserie do hotel, o Chiboust de chocolate 75%, sablé Breton, sorvete de cambuci e azeite de oliva, crocante de tapioca. A conclusão foi representada pelo excelente café da fazenda Ambiental Fortaleza, lembrando que os pratos foram harmonizados com cinco rótulos diferentes de vinhos franceses.

A próxima edição do Grand Table de la Collection, que é uma ação do Grand Hyatt São Paulo, em parceria com a CH Events, comandada por Carole Hilton, expert na organização e promoção de eventos gastronômicos, acontece em junho e deve ser celebrada em três noites. "Estamos organizando e nosso desejo é que ele aconteça durante a Semana Francesa, entre 10 e 20 de junho", revelou Renata Altobello, diretora de Vendas do Grand Hyatt São Paulo. 

Serviço
pacoteshyatt.com.br