Booking.com - tendências de viagens 2020_capaPets na viagem, gastronomia e melhor idade ganhando espaço são realidade

A virada do ano está aí e a indústria de viagens se prepara para mais crescimento. Agora, o que os viajantes globais vão explorar? Como se preparar para atender às demandas desses turistas? A Booking.com divulgou estudo que aponta alguns caminhos para empresas que atuam no turismo. Ao todo, a OTA aponta oito tendências para 2020.

Realizada com mais de 22 mil viajantes de 29 mercados, incluindo Brasil, o estudo teve também mais de 195 milhões de avaliações de hóspedes verificadas. O resultado mostra que não é só a tecnologia que será pano de fundo dessa mudança no comportamento do consumidor. Os viajantes também sentirão conexão e consciência com os lugares e as pessoas dos locais que visitam.

Booking.com: resultados 

Sem mais delongas, vamos às oito tendências apontadas pelo estudo da OTA identificaras na pesquisa:

(1) Lugares alternativos ganham relevância

Viajar para lugares alternativos, ainda não tão conhecidos e gerando menor impacto ambiental, é objetivo dos 51% dos brasileiros entrevistados. Mais, 53% estão dispostos a trocar o destino atual por um semelhante, porém menos conhecido, caso fosse para reduzir o impacto ambiental. Além disso, três em cada quatro turistas nacionais (74%) desejam acessar um serviço (app ou website) que indique locais onde o impacto com o aumento do turismo seja positivo para a comunidade.

(2) Tecnologia e descobertas de destinos

Em 2020, a tecnologia terá papel fundamental tomada de decisão pelos turistas. Traçar a próxima viagem, definir passeios, buscas por experiências diferentes, obter recomendações… o estudo aponta que 59% dos brasileiros usarão um aplicativo que facilite sua viagem. Um número parecido (55%) quer usar um app que traga a possibilidade de planejar as atividades com antecedência, para achar tudo necessário nessa experiência em um único lugar.

(3) Calma para aproveitar tudo

A sensação de estar perdendo algo (Fomo, em inglês: Fear of Missing Out) e como fazer tudo no menor tempo possível, ficou para trás. Em 2020 a palavra de ordem é calma e a maioria (56%) dos turistas planeja usar meios de transportes para se deslocarem no destino que causem menos impacto ao meio ambiente. Sete em cada 10 (72%) dos entrevistados afirmam que querem usar caminhos mais longos para curtirem melhor a experiência de locomoção, abrindo espaço para apps como o Uber. Além disso, 62% dos turistas não se preocupam em ter um tempo maior de deslocamento, se houver uma maneira de escolher um veículo exclusivo. 

(4) Buscar uma viagem completa

Muitos viajantes querem aproveitar a viagem de maneira mais eficaz possível. Sendo assim, em 2020, buscaremos opções mais amplas e não apenas um tema, com inúmeras opções de atividades e atrações. A grande maioria (58%) dos brasileiros quer fazer uma longa viagem a um destino onde todas as atrações estejam a mão. Além disso, 64% escolheriam essas particularidades para minimizar o tempo de deslocamento. Exemplos de destinos completos e idealizados pelas pessoas ouvidas seriam lugares que reunissem encantos naturais, pontos históricos, parques e praias para descansar e bons restaurantes para jantar. Ah, claro, turistas nacionais adoram atrações culturais.

Booking.com - tendências de viagens 2020_internaFamília ficará ainda mais completa nas viagens: avós também vão juntos

(5) Pets em primeiro lugar

Dois terços dos brasileiros (65%) têm um bichinho de estimação e o tratam com a importância de um filho. Sendo assim, não será surpresa em 2020 uma nova modalidade de férias, com os pets sempre presentes. Um número ainda maior (59%) revela estar disposto a pagar pela acomodação pet-friendly. Então, hotéis que ofertem conforto, como caminhas para eles dormirem de graça, serviços de spa e de quarto especializado, podem ganhar a preferência do público nacional.

(6) Mesmos lugares, várias gerações

Veremos cada vez mais avós e netos viajando juntos com a família. Oito em cada 10 (81%) avós se sentem mais jovens em passar esse tempo com os netos. Além disso, 70% creem que os pais precisam de tempo com os seus filhos.

(7) Tudo por uma mesa

Conseguir reservar restaurantes badalados será um diferencial na tomada de decisão das viagens. Ou seja, turistas serão pegos pelo estômago. Tesouros escondidos que oferecem culinária local, mesmo distante de lugares badalados, serão os que mais atrairão turistas. Quatro em cada cinco (78%) dos brasileiros acreditam que os alimentos que produzidos localmente são mais interessantes.

(8) A estrada e a melhor idade

Pouco mais de um quarto (27%) dos entrevistados de 18 a 25 anos diz que espera se aposentar antes de chegar aos 55. O que eles planejam fazer quando chegarem lá também está mudando. Em 2020, muitos começarão a fazer grandes planos para a melhor idade. Mais de três quartos (77%) dos brasileiros dizem que viajar será a melhor forma de aproveitar o tempo após a aposentadoria.

(*) Crédito da foto: EvaMospan/Pixabay

(**) Crédito da foto: veerasantinithi/Pixabay