Johan Svanstrom, presidente global das marcas Hotéis.com e Venere.com, e 
Carolina Piber, diretora sênior e gerente geral da companhia para a América Latina
(foto: Juliana Bellegard)

A Hotéis.com divulgou hoje (16), em coletiva de imprensa realizada em São Paulo, os resultados de seu Hotel Price Index referente a 2014, apontando dados globais, regionais e específicos do Brasil. Carolina Piber, diretora sênior e gerente geral da companhia para a América Latina, e Johan Svanstrom, presidente global das marcas Hotéis.com e Venere.com, destacaram o mercado brasileiro indo na contramão da tendência global de leve crescimento das tarifas hoteleiras.

Pelo quinto ano consecutivo, o preço dos hotéis teve incremento de um ano para o outro, apontando uma recuperação da economia global após a crise de 2008, conforme destacou o executivo. No cenário geral, houve uma alta de 3% no valor das tarifas hoteleiras – com destaque para a América do Norte, que registrou números 5% maiores em 2014, em comparação a 2013. A América Latina teve um desempenho mais modesto, com crescimento de 2%. 

Dentro disto, o Brasil desponta como exceção, fechando o ano passado com queda de 3% no valor de suas tarifas hoteleiras, que tiveram uma média de R$ 328. Os executivos avaliam que, embora a Copa do Mundo tenha sido uma grande vitrine para o País, e também um período de grande movimentação de turistas, os preços praticados não foram tão altos quanto o esperado. Além disso, a estagnação de outros segmentos de mercado durante os jogos impactou no desempenho.

Resultados diversos
Mesmo com queda como panorama geral, os resultados em diferentes destinos brasileiros – incluindo cidades-sede e cidades-satélite da competição – foi bastante variado. Em São Paulo, houve uma redução de 5% nos preços, enquanto no Rio de Janeiro, a variação foi positiva: crescimento de 4%. Mas o destaque de incremento ficou com Fortaleza, que registrou alta de 34% nos valores de suas tarifas hoteleiras. 

Destinos que não receberam jogos também se beneficiaram do movimento gerado pela Copa e tiveram um desempenho bom. Gramado teve crescimento de 26% em suas tarifas, que chegaram a uma média de R$ 375. Mais modestamente, Ribeirão Preto (9%), Florianópolis (5%), Búzios (4%) e Paraty (3%) registraram incrementos ao longo de 2014.

Em contrapartida, as cidades com maiores quedas foram São Luís (-12%), Porte Seguro (-10%), Cuiabá, Joinville e Barueri, todas com preços 9% inferiores aos praticados em 2013.

Serviço
www.hoteis.com