O Brasil alcançou uma nova marca no turismo internacional no primeiro semestre de 2024, registrando 3,6 milhões visitantes estrangeiros. Esse número representa aumento de 9,7% em relação ao mesmo período de 2023 e é 1,9% maior do que o registrado em 2019, apontam dados do MTur (Ministério do Turismo), da Embratur (Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo) e da Polícia Federal.

A expectativa é de que o ano termine com número superior ao recorde de 2018, de 6,6 milhões de turistas estrangeiros. Celso Sabino, ministro do Turismo, destaca que o Brasil alcançou metade da meta de 7 milhões de turistas internacionais para 2024. “Estamos há anos nos seis milhões e, com o trabalho que vem sendo feito, vamos romper essa barreira”, afirma.

A maior parte dos visitantes estrangeiros chegou ao Brasil por via aérea (2,2 milhões), seguida pelas entradas terrestres (1,2 milhões), marítimas (98 mil) e fluviais (46 mil). Esses números mostram a importância dos aeroportos como principais pontos de entrada para o turismo internacional no país. Entre janeiro e maio, o volume de receitas de turistas vindos de outros países já superava os US$ 3 bilhões.

Investimentos em infraestrutura e expansão de voos

Para fortalecer o setor e atrair mais turistas estrangeiros, o MTur tem investido em melhorias na infraestrutura turística. Em 2023, foram financiadas 510 obras, incluindo reformas de orlas, pavimentação de vias e construção de centros de eventos, com investimento federal de R$ 380 milhões.

Nos primeiros seis meses de 2024, já foram realizados 225 empreendimentos, que contaram com aportes de R$ 146,3 milhões. Outra estratégia importante tem sido a ampliação da malha aérea internacional. O Pati (Programa de Aceleração do Turismo Internacional), lançado este ano em parceria com a Embratur e o Ministério de Portos e Aeroportos, já resultou em aumento de 70 mil assentos em voos internacionais para o Brasil, entre outubro de 2023 e março de 2025.

Marcelo Freixo, presidente da Embratur, ressalta o uso de novas ferramentas e estratégias para atrair voos internacionais e promover destinos brasileiros. “Estamos utilizando inteligência de dados para oferecer a experiência perfeita a cada perfil de turista estrangeiro, o que tem resultado na chegada de mais turistas e aumento do consumo no país”, afirma.

Participação em eventos internacionais

A participação ativa em eventos internacionais estratégicos para a promoção dos destinos brasileiros e captação de investimentos tem sido uma prioridade na atual gestão do Ministério. Esses esforços já começaram a mostrar resultados expressivos.

Nos primeiros três meses de 2024, os investimentos estrangeiros em empreendimentos turísticos no Brasil somaram US$ 45 milhões, o que representou incremento de mais de R$ 232 milhões na economia nacional. Esse valor é 125% maior do que o registrado em 2023, quando o país atraiu US$ 20 milhões. Esses investimentos são fundamentais para fortalecer a infraestrutura turística e aumentar a capacidade de atendimento aos visitantes internacionais.

(*) Crédito da foto: Pixabay