Mônica Sâmia, Diretora Executiva, e Magda Nassar, nova presidente
(foto: arquivo HN / Filip Calixto)

Em notificação enviada à imprensa, a Braztoa (Associação Brasileira das Operadoras de Turismo) notificou que ingressou com denúncia de prática anticoncorrencial contra a companhia aérea Azul. A associação alega que a iniciativa foi tomada ao identificar discriminação das tarifas da empresa de aviação, que fornece pacotes turísticos com preços mais baixos para sua operadora de turismo, a Azul Viagens, o que impossibilita a igualdade de condições na concorrência. 

O processo foi encaminhado ao Cade (Conselho Administrativo de Defesa Econômica), por recusa de venda e discriminação, e outra à Anac (Agência Nacional de Aviação Civil), alegando que a discriminação tarifária viola a própria concessão da linha aérea. 

Segundo a liderança da Braztoa, as medidas foram tomadas depois da associação não obter um posicionamento satisfatório nos contatos diretos com a companhia aérea. A argumentação da organização de operadoras turísticas está firmada num ponto nomeado como ofensa ao princípio da igualdade de tratamento entre semelhantes. 

"A entidade acredita na livre concorrência e trabalha por um ambiente de negócios competitivo para seus associados e para o setor de turismo", declarou a organização, em nota.

Serviço

braztoa.com.br