Na contramão da previsão da arrecadação com o turismo no Brasil, segundo pesquisa da FecomercioSP, a atividade em Brotas (SP) vem batendo recordes. Conhecida como capital nacional do turismo de aventura, o destino teve alta de 37,8% na receita do setor de agosto a outubro, quando comparado com igual período de 2019. É o melhor desempenho mensal em cinco anos.

Dados da Secretaria Municipal de Turismo de Brotas apontam que, no período, 76.556 vouchers foram emitidos. As pulseiras são, de fato, bom termômetro para medir o aquecimento do turismo na cidade. Isso porque são elas que dão acesso às atividades oferecidas por operadoras e ecoparques. Frente a igual período do ano passado, a alta observada é de 37%, em linha com o crescimento de receita do setor.

Só em outubro, a visitação a Brotas cresceu 27%, pulando de 10,1 mil turistas para para 12,9 mil de um ano para o outro. Na mesma base de comparação, as hospedagens cresceram 10% (de 8,2 mil para 9,1 mil reservas). Entre as atividades, o rafting tem a maior participação, com alta de 60% (de 4,6 mil para 7,4 mil passeios). Crescimento expressivo também na procura pela tirolesa: de 1,1 mil para 2,4 mil vouchers (+127%).

Brotas: geração de empregos

A geração de empregos também apresentou alta. Só em outubro, o crescimento observado foi de 10%, informa a secretaria. A reabertura de postos de trabalho foi gradativa, iniciada a partir de junho. Hoje, há 3,2 mil profissionais em atividade, aumento de 38% das ocupações no mercado de trabalho no município.

“Brotas está entre os 10 destinos mais procurados no estado de São Paulo, reflexo da procura por atividades ao ar livre e a proximidade de polos regionais. Toda cadeia de serviços está adequada para oferecer segurança e tranquilidade ao visitante. Por isso o turismo segue aquecido, na contramão da realidade nacional, com prioridade para a saúde do turista, dos nossos prestadores de serviço e da população”, comenta Fabio Pontes, secretário de Turismo.

(*) Crédito da foto: Divulgação/Secretaria Municipal de Turismo de Brotas