Da Argentina
 
(foto: divulgação)

A quantidade de hotéis certificados na província de Buenos Aires, na Argentina, já contabiliza 67 estabelecimentos. Tais empreendimentos foram avaliados pelo Organismo Provincial para o Desenvolvimento Sustentável do país, com o objetivo de supervisionar o cumprimento do programa prefixado de estándares de gestão ambiental. Estes hotéis estão localizados em Tornquist, Bahía Blanca e Pehuén Co, Tandil, Coronel Suárez, Mar Azul, Villa Gesell, Cariló, Mar de Las Pampas e Pinamar e foram avaliados por uma equipe de antropólogos, biólogos e arquitetos que analisaram a vegetação, infraestrutura e o entorno natural dos meios de hospedagem.
 
Para obter a certificação é necessário completar um formulário de perguntas específicas, as quais representam as categorias de sustentabilidade que a empresa deve cumprir. O certificado contempla a proteção dos recursos naturais assim como do meio ambiente em geral. Desta forma se busca gerir sistemas de uso eficiente de água, energia e resíduos, dar atenção às necessidades dos visitantes e oferecer uma série de serviços com grande qualidade.

Gustavo Ciulenta, diretor provincial da Energias Alternativas do órgão, destaca que “estar categorizado significa, entre outras coisas, proteger o meio ambiente e os recursos naturais. Gerir sistemas de uso eficiente de energia, água, resíduos e atender às necessidades dos turistas, oferecendo qualidade de serviço com responsabilidade ambiental”, diz.
 
Neste sentido o profissional aponta que, “a ideia é em uma próxima etapa, juntar muitos destes empreendimentos para que possam solicitar um crédito a algum organismo internacional, como o Banco Mundial, o Banco Interamericano de Desenvolvimento e a Embaixada da Inglaterra, que outorgam empréstimos para instalar um sistema de energia alternativa, como a eólica e a solar”, finaliza Ciulenta.
(Agustina Buzzo)

Serviço

www.opds.gba.gov.ar