Para a Cacau Show, a hospitalidade é doce. Em todos os sentidos. A famosa marca de chocolates ingressou no setor hoteleiro quando o mercado experienciava o sabor amargo da pandemia, mas nem por isso a expansão para o segmento foi menos acertada. Atualmente com dois hotéis em operação, a Bendito Cacao — marca hoteleira da empresa — provou do gostinho do mercado e tem planos para crescer nos ramos de turismo e entretenimento.
Empresário e chocolatier, Alê Costa acredita que o fruto que dá nome a marca tem ampla sinergia com o setor. “Cacau é sobre conhecimento e chocolate tem tudo a ver com experiência e entretenimento. Queremos estar próximos ao consumidor, então, pareceu uma expansão natural oferecer ao cliente novos tipos de experiência”, diz em entrevista à reportagem do Hotelier News.
Para Costa, o chocolate é um produto com elasticidade para ser explorado de diferentes formas. A incursão da Cacau Show, todavia, contou também com boas oportunidades pelo caminho. O leilão do Blue Mountain Resort & Spa, em Campos do Jordão (SP), foi o pontapé inicial para a Bendito Cacao se tornar realidade.
“Nossa pesquisa de mercado vem muito de encontro com o faro de negócios. Para nós, faz muito sentido entrar no setor. Hotel é hospitalidade, encantamento e acolhimento — tudo que já fazemos na Cacau Show”, continua o CEO da empresa.
Com o auxílio de profissionais do setor, o grupo começou o processo de reformas do antigo Blue Mountain, hoje conhecido como Bendito Cacao Resort & Spa, que contou com investimentos na casa dos R$ 90 milhões.
Em 2023, a Cacau Show adquiriu o Hotel Vacance, em Águas de Lindóia (SP), que recebeu aportes na ordem dos R$ 100 milhões e foi rebatizado como Bendito Cacao Family Resort. A empresa, que é proprietária dos dois empreendimentos, tem como investidores dos hotéis o próprio Costa e demais sócios.
“Conseguimos os hotéis com custo baixo de aquisição em leilões. Campos do Jordão tem uma proposta mais para casais, enquanto Águas de Lindóia possui um perfil mais familiar. O turismo da cidade, que outrora foi consagrado, precisava ser revitalizado. E estamos felizes em poder colaborar com o destino, pois a região de Águas de Lindóia é linda”, salienta Costa.

Experiências temáticas
Como não poderia ser diferente, o chocolate é a estrela das hospedagens nos dois empreendimentos. Em Campos do Jordão, os hóspedes podem degustar um drink de mel de cacau. A experiência no resort é uma verdadeira imersão no universo do fruto, com rituais inspirados na tradição maia e vivências de produção de chocolates com ervas aromáticas.
Já o hotel de Águas de Lindóia é totalmente tematizado de chocolate, com produtos da Cacau Show à disposição dos hóspedes, playground, quartos que remetem ao alimento, spa, pub e uma cascata de chocolate.
Em 2024, o Bendito Cacao Family Resort, com 270 apartamentos, registrou 75% de ocupação — um bom indicador considerando que o empreendimento abriu as portas no ano passado. No Bendito Cacao Resort & Spa, a demanda também gira perto dos 70%.
As diárias médias performam na média dos R$ 1,5 mil em ambos os empreendimentos, com a diferença de que em Águas de Lindóia a hospedagem conta com pensão completa, enquanto em Campos do Jordão a tarifa inclui apenas café da manhã.
“Em Campos do Jordão, nossa média é de 2,3 pessoas por UH. Já em Águas de Lindóia esse número sobe para 3,2 pessoas por quarto. Para 2025, nossa meta é fechar o ano acima dos 70% de ocupação, com faturamento de R$ 140 milhões nos dois empreendimentos”, adianta Costa.
Aproveitando sua força no varejo, a Cacau Show possibilita que os clientes realizem reservas em suas lojas de chocolates. Atualmente, 70% da demanda é oriunda de canais diretos. “É um trunfo que nenhum outro grupo possui”, avalia o CEO.
Outra vantagem é base de 30 milhões de clientes fidelizados da marca de chocolates, que podem trocar seus pontos por diárias nos hotéis. “Esse percentual ainda não chega a 5%, mas é um trabalho que estamos desenvolvendo”, explica Costa.
Chocolate para além da hospedagem
No estilo “fantástica fábrica de chocolates”, a Cacau Show ainda está desenvolvendo um parque temático de chocolate também no interior paulista. Em fevereiro de 2024, a empresa adquiriu o Grupo Playcenter, que inclui o tradicional parque da capital e a rede Playland, com unidades em shoppings de São Paulo, Grande ABC, Osasco e Bahia.
Com um projeto de R$ 2 bilhões, o Cacau Park será construído em Itu, a 100 quilômetros (km) da capital. O empreendimento ainda contará com o apoio de mais dois hotéis, totalizando 1 mil UHs no complexo de hospitalidade e entretenimento. “Vamos trazer as propostas do Bendito Cacao Spa e Bendito Cacao Family”, explica Costa.
“Nosso foco para os próximos dois anos é desenvolver essas 1 mil UHs e o parque. Também estamos abertos para estudos de empreendimentos em outros estados e regiões. Estar na Bahia, por exemplo, faz muito sentido. Existem muitas oportunidades a serem exploradas”, avalia o executivo, que não descarta a possibilidade de investir em outros modelos de hospitalidade, como a multipropriedade.
(*) Crédito das fotos: Divulgação/Cacau Show