campinasCampinas se mantém no Top 10 de destinos nacionais desde 2005

Desde a sua fundação, em 2000, o Campinas e Região Convention & Visitors Bureau trabalha pelo desenvolvimento turístico da cidade e toda a sua região metropolitana. Captando e apoiando eventos, sejam feiras, congressos, convenções, em âmbito regional, estadual, nacional e internacional. O principal objetivo é o fomento econômico da região, visando aumento do fluxo de visitantes. Este ano, 8 mil ações foram realizadas na cidade.

Com bons resultados conquistados e reconhecimento por parte do trade turístico, entidades, mídias e autoridades, o Visite Campinas vem crescendo a cada ano que passa finalizando 2019 com cerca de oito mil eventos que aconteceram em Campinas e região. Analisando no quesito de eventos internacionais sediados, Campinas ficou no ano passado, segundo a ICCA (International Congress and Convention Association), na 6ª posição no ranking brasileiro e se mantem no Top 10 dos destinos nacionais desde 2005.

Para Vanderlei Costa, presidente do Convention Bureau, é importante salientar que, além da captação de negócios para o segmento turístico, a entidade marca presença em inúmeros eventos que são realizados pelo país e, também, no exterior. Como é o caso do Festival de Turismo de Gramado/RS, realizado entre os dias 06 e 09 de novembro de 2019 e a Feira Internacional de Turismo da América Latina, que aconteceu em Buenos Aires/Argentina nos dias 05 a 08 de outubro. Lembra, ainda, que o propósito foi gerar oportunidades de negócios e divulgar, cada vez mais, a Região Metropolitana de Campinas. 

Outro fato que merece destaque é que o site do Visite Campinas está de cara nova. A ideia da reformulação foi torná-lo uma ferramenta para auxiliar na promoção e divulgação dos eventos que acontecem na cidade. Com um planejamento de aproximadamente seis meses, em abril de 2019 o site já estava no ar inovando e trazendo informação qualificada tanto para quem visita, quanto para quem deseja organizar eventos, além de uma agenda de entretenimento e lazer.

Também em 2019 foi consolidado o Guia do Visitante de Campinas e região, com quatro edições. Inovador e agradável de consultar, com informações qualificadas e em pequeno espaço, o Z-Guide Map destaca os restaurantes e a rede hoteleira associada ao Visite Campinas, além de ter acesso a informações sobre a RMC.

Campinas: números

Viracopos fechará o ano com mais de 10 milhões de passageiros atendidos. Só a Azul Linhas Aéreas possui mais de 50 voos diários diretos para todo o Brasil, concentrando em Viracopos o maior hub doméstico nacional. Cerca de 37 hotéis de padrão internacional nos segmentos econômico, mid scale e upscale, de redes nacionais e internacionais, com mais de 5.5 mil aptos e 11 mil leitos, que atenderam cerca de 1,5 milhão de pessoas em 2019 e geraram receita de mais de R$ 250 milhões e cerca de R$ 12,7 milhões em impostos.

Campinas é considerada a cidade que oferece a melhor infraestrutura do Brasil para os negócios, de acordo com a consultoria Urban Systems. Sua estrutura para eventos atende desde pequenas reuniões até convenções de grande porte em seus espaços de eventos, 2 deles de grande porte, sendo o maior com capacidade para mais 5 mil pessoas em auditório, com padrão internacional. A região recebeu mais de 2 milhões de visitantes em mais de 8 mil eventos durante 2019.

(*) Crédito da foto: Luiz Granzotto/Pefeitura de Campinas