*De Carmo do Rio Claro, Minas Gerais

Ao cruzar a linha imaginária que separa São Paulo e Minas Gerais, algo mágico acontece. Adianto desde já que a repórter que vos escreve tem um fraco por esse estado que remete a comida farta, aconchego e boa prosa. Carmo do Rio Claro, um dos 34 municípios banhados pelo Lago de Furnas, possui o pacote completo para encantar qualquer visitante: belezas naturais, gastronomia típica e um povo acolhedor orgulhoso de sua terra. Esse é um relato jornalístico com um toque de memória afetiva de uma paulistana 50% mineira.

Carmo do Rio Claro é daquelas cidades que, quando visitamos, é comum perguntar o que estamos fazendo na loucura de São Paulo. A 398 quilômetros da capital paulista (5h18min) e 359 quilômetros de Belo Horizonte, o município é a maior área alagada por Furnas (212 quilômetros quadrados), com população de 25 mil pessoas.

Localizada ao Sul do estado, a cidade faz fronteira com nomes conhecidos como Alfenas, Boa Esperança, Nova Resende e São José da Barra. Fundada em 5 de novembro de 1877, em sua bandeira estão os dizeres em latim Fluctuat, nec mergitur, que significa “flutua, mas não afunda”. Bem propício para um município rodeado por águas em três de seus lados.

Com um turismo ainda em desenvolvimento, amparado pelo associativismo recém-chegado, a cidade tem atrativos variados para oferecer aos visitantes. Para os negócios, a cafeicultura, o agronegócio, pecuária e artesanato estão entre as principais atividades. No lazer, cachoeiras, museus e muita tranquilidade. Para aqueles que gostam de aventura, a Serra da Tormenta, a 1.287 quilômetros de altitude, possibilita a prática de trekking, mountain bike, motocross e voo livre. Na mesma montanha, está localizada a capela de Nossa Senhora Aparecida, a mais alta em homenagem à santa do país, fomentando o turismo religioso da cidade.

Carmo do Rio Claro - cachoeira véu de noiva

Para chegar na cachoeira Véu de Noiva, é necessário sair da balsa e pegar um barco

Carmo do Rio Claro: atrativos turísticos

A reportagem do Hotelier News foi convidada pela Asceturis ( Associação Carmelitana de Eventos e Turismo Rural e Urbano), com consultoria da Sara Souza Consultoria e Negócios, para conhecer os atrativos do destino de perto. Após recepção no Hotel Matsubara, saímos de São Paulo em uma van da CS Global rumo à cidade.

Com sol durante o dia e ventos vindos da Serra da Tormenta durante a noite, Carmo do Rio Claro tem clima definido o ano inteiro. Na cidade entre os principais pontos turísticos estão a Casa do Artesão. A cooperativa de empreendedores comercializa seus artesanatos típicos da região como doces de compota bordados, bonecas de pano e peças de tecelagem, crochê e bordado. A associação existe há 30 anos e garante o sustento de muitas famílias e reforça o reconhecimento do município como capital mineira do artesanato.

O Muari (Museu de Arqueologia Indígena Antônio Adauto Leite) exibe peças com mais de 2 mil anos. São objetos de tribos indígenas, como os tupi-guarani que viviam ali. O acervo conta com 3 mil artefatos oriundos dos 120 sítios arqueológicos catalogados na região que são parte fundamental na história de Carmo do Rio Claro. Atualmente, Suzana Adauto Leite, filha do fundador, é curadora do local.

Carmo do Rio Claro - muari

Sepulturas indígenas expostas no Muari

Aos domingos, a Praça Dona Maria Goulart recebe a feira de artesanato. Entre as barraquinhas, é possível encontrar peças de tecelagem, bordados, doces de compota, queijos, pimentas artesanais, cachaças e licores. Ah, o clássico pastel com caldo de cana é uma dica imperdível.

Na Represa de Furnas, o destaque vai para o turismo náutico e ecoturismo. Na balsa do Itapixé, é possível navegar pelas águas do lago repletas de tucunarés, um dos principais atrativos para os amantes de pesca esportiva. A paisagem é um show à parte: cânions e formações de pedra mineira são as estrelas do cenário.

Conhecemos a cachoeira Véu de Noiva e, em seguida, a Água Limpa. Devido ao período de seca na região, com falta de chuvas há cinco meses, as quedas estavam tímidas, mas não deixaram de perder sua beleza. No mesmo circuito, ainda é possível visitar a cachoeira da Alegria.

Carmo do Rio Claro - agua limpa

Vista da cachoeira Água Limpa, no Lago de Furnas

Forno à lenha, peixe e cachaça

Como qualquer destino, a gastronomia complementa a experiência do viajante. E quando se fala em Minas Gerais, é quase impossível não pensar em queijo, doces de compota e cachaça. Conhecemos o alambique da Coração de Minas, cachaça nativa de Carmo do Rio Claro e também responsável pela produção da Sagatiba. Fomos recebidos por Leopoldo Antônio Pereira, proprietário da fábrica.

Reconhecida com prêmios nacionais e internacionais, a cachaça é envelhecida em barris de carvalho, jequitibá e bálsamo, com produção própria de cana de açúcar livre de agrotóxicos. A energia solar abastece o alambique e o bagaço da cana é usado para aquecer as caldeiras.

Carmo do Rio Claro coração de minas

Leopoldo Pereira, proprietário da cachaça Coração de Minas, nos recebeu no alambique

No restaurante Brasão Mineiro, a estrela do menu é o filé de tilápia à parmegiana acompanhado por arroz branco e chips de batata, um dos pratos típicos da cidade. Para os amantes de uma culinária mais rústica, o Hotel Fazenda da Montanha prepara as refeições em forno à lenha e recebe visitantes para jantar e ouvir as histórias de pescador de Marcelo Carvalho Pereira, proprietário do empreendimento, além de ser uma das opções de hospedagem da cidade.

Carmo do Rio Claro - file de tilapia

Filé de tilápia à parmegiana do Brasão Mineiro

Oferta hoteleira

Com oferta de 1 mil leitos, considerando apenas hotéis e pousadas, Carmo do Rio Claro possui uma hotelaria variada. Ficamos hospedados na Pousada Pontal do Lago, vizinha do restaurante Sabor do Pontal, com vista para o Lago de Furnas. Com 24 chalés, piscina, salão para eventos, parquinho e uma pequena praia particular, o empreendimento recebe famílias, casais e hóspedes corporativos.

O Hotel Varandas da Montanha possui vista panorâmica para a cidade que pode ser apreciada da piscina, hidromassagem e dos quartos. Já a Pousada Jatobá tem a represa como cenário e pode ser acessada de barco. A propriedade conta com piers para a prática de pesca e comida preparada no forno à lenha.

Diferente da vizinha Capitólio, Carmo do Rio Claro oferece uma experiência tranquila e sem grandes aglomerações. Os visitantes serão recebidos de braços abertos pelo povo carmelitano, que faz do bem-receber do mineiro o principal motivo para querer voltar.

Carmo do Rio Claro - pontal do lago

Piscina da Pousada Pontal do Lago

(*) Crédito das fotos: Nayara Matteis/Hotelier News