sexta-feira, 5/setembro
InícioNEGÓCIOSMercadoCastelo Saint Andrews realiza investimentos mirando segmento de casamentos

Castelo Saint Andrews realiza investimentos mirando segmento de casamentos

O sonho de muitos casais é dizer o “sim” em Gramado, destino conhecido por sua atmosfera romântica. Sabendo do potencial da cidade gaúcha para o segmento, o Castelo Saint Andrews realizou investimentos visando elevar a demanda de núpcias e datas especiais.

No final de novembro, o hotel de luxo inaugurou uma capela, inspirada na Catedral de Saint Andrew, localizada na Escócia. A abertura do espaço coincidiu com o Dia de Santo André, padroeiro do país europeu, celebrado em 30 de novembro.

“O Castelo Saint Andrews já era o sonho de muitos casais. Recebemos muitos casamentos com sucesso ao longo de nossa história. A capela chega para atender não apenas esse segmento, mas também para ser um espaço de paz e religiosidade”, conta Guilherme Paulus, proprietário do hotel.

Construída nos jardins da propriedade, com duas oliveiras plantadas ao lado e vista para o Vale do Quilombo, a capela também tem como objetivo receber outras celebrações, comp batizados, crismas e renovação de votos.

Atualmente, o segmento de casamentos representa cerca de 10% da ocupação do empreendimento. Segundo Paulus, a meta é dobrar o percentual com a construção do espaço religioso para 20%.

“A representatividade dos casamentos em nossa receita varia, pois depende dos serviços contratados em cada cerimônia”, explica o proprietário.

Castelo Saint Andrews - interna
Hotel vem explorando seus potenciais internos

2024

Assim como o turismo gaúcho como um todo, Gramado também foi afetada pelas enchentes de maio que castigaram o Rio Grande do Sul. Paulus define 2024 como um ano regular, uma vez que a catástrofe climática impactou negativamente os resultados do primeiro semestre.

“A paralisação do aeroporto de Porto Alegre prejudicou o estado como um todo. Contamos com alternativas, como o terminal de Florianópolis e lançamos um programa em parceria com as cidades da serra catarinense, Setur-SC e governo local, o que ajudou as vendas”, salienta o executivo.

Para o verão, Paulus revela que uma campanha focada em viagens combinadas, unindo o litoral gaúcho e a serra, é uma aposta para catalisar os resultados. “Temos muitas atividades e eventos que acontecem no litoral nesta época do ano. A demanda é forte por destinos de sol e praia, então vamos explorar esse potencial”.

No Natal Luz, a expectativa é chegar a 80% de ocupação. “Em novembro, nossa ocupação ficou na casa dos 70% com a ajuda da serra catarinense. O Natal Luz este ano vem forte, mais organizado, com o retorno do desfile nas ruas. Em janeiro, sabemos que a demanda cai, com ocupação média de 45%”, pontua o proprietário.

Com diárias na faixa dos R$ 3,5 mil, o Castelo Saint Andrews deve crescer 55% em receita frente a 2023. “Nossa Black Friday foi excepcional. Entramos este ano com cashback, que dá aos hóspedes a vantagem de crédito que pode ser utilizado em jantares na adega, massagens, terapias e experiências”, diz Paulus.

Para 2025, as expectativas são altas. Além do carisma natural de Gramado, Paulus aposta na revitalização do aeroporto de Canela, que passa a receber jatos executivos. “Um final de semana é pouco tempo para conhecer a Serra Gaúcha por completo. É preciso, pelo menos, 15 dias, para passar por Bento Gonçalves, Garibaldi e Caxias do Sul, onde estão as principais vinícolas do país. Os vinhos e espumantes nacionais são destaques atrativos para muitos turistas”.

O Castelo Saint Andrews ainda explora seus potenciais internos, como experiências de harmonização de vinhos em sua adega premiada. “Teremos uma série de novidades em 2025 acompanhando o calendário de feriados”, finaliza.

(*) Crédito das fotos: Divulgação/Castelo Saint Andrews