No segundo trimestre de 2024, a Wyndham Hotels & Resorts acumulou um lucro líquido de US$ 86 milhões, aumento de 23% em relação ao mesmo período de 2023. A franqueadora norte-americana, que está com um RevPar estável, aposta em inovações tecnológicas para manter suas margens de lucro, segundo informado pelo Skift.

A rede disse ontem (25) que seus recentes investimentos em tecnologia ajudaram a manter os lucros fluindo para o resultado final, mesmo com a moderação da demanda dos viajantes pelo segmento econômico, principal do grupo hoteleiro. “Estamos trazendo tecnologia normalmente oferecida em segmentos de luxo e alto padrão para hotéis de serviços selecionados”, contou Geoff Ballotti , presidente e CEO da Wyndham.

Desde 2018, a rede fez uma reformulação tecnológica de US$ 275 milhões, tentando melhorar seu jogo digital — especialmente no setor de hotéis de serviço selecionado.

Há três semanas, o grupo lançou sua plataforma de engajamento de hóspedes, o Wyndham Connect. Ballotti destacou que mais de 2 mil hotéis norte-americanos já adotaram o sistema, que alavanca “um dos modelos de linguagem mais substanciais, orientados por IA e de grande porte do setor”.

Os principais recursos incluem:

  • Check-in Smart Mobile: agiliza o processo de chegada e ajuda a evitar estornos dispendiosos;
  • Envio de mensagens aos hóspedes com IA generativa: permite que os hotéis se comuniquem com os clientes antes, durante e depois de suas estadas;
  • Novos recursos de upselling: permite que as propriedades ofereçam upgrades de quarto, check-ins antecipados e lanches disponíveis na chegada, graças a uma integração . “Nossos hotéis estão vendo mais de US$ 1,4 mil mensais em oportunidades de monetização”, disse Ballotti.

Força dos lucros apesar da moderação das taxas

Os executivos da empresa alegaram que as melhorias tecnológicas estão beneficiando os franqueados.“Nosso negócio está ficando mais eficiente, particularmente no lado da tecnologia”, disse Michelle Allen, diretora financeira da Wyndham. “Integramos nossa organização comercial, estamos alavancando parceiros terceirizados e estamos vendo benefícios em itens de linha de G&A [despesas gerais e administrativas].”

Por um lado, a Wyndham revisou sua previsão de crescimento da receita global por quarto disponível para o ano inteiro de 2024 para “aproximadamente estável” em relação à orientação anterior de crescimento de 2-3%.

Apesar dessa redução, a rede manteve sua faixa de orientação de EBITDA ajustado de US$ 690 milhões a US$ 700 milhões. “A orientação de EBITDA permaneceu inalterada, apesar da orientação de RevPar ter sido reduzida em 250 pontos-base no ponto médio”, escreveram os analistas Patrick Scholes e Gregory Miller em um relatório para a Truist Securities . “Esta pode ser a única vez que vimos uma mudança de orientação como esta.”

Executivos da Wyndham disseram que os ganhos com tecnologia ajudaram a viabilizar sua mudança na orientação de EBITDA.

(*) Crédito da foto: Divulgação/Wyndham Hotels & Resorts