Hoje (8), a Choice Hotels International divulgou o balanço referente ao segundo trimestre deste ano. No período, a rede teve receita total de US$ 435,2 milhões, recorde trimestral e aumento de 2% frente ao mesmo trimestre de 2023. O lucro líquido, por sua vez, aumentou 3%, atingindo US$ 81,7 milhões, aponta o Hotel Business.

“A Choice Hotels gerou outro trimestre de desempenho financeiro recorde em meio a um ambiente doméstico de normalização do RevPar, demonstrando a força do nosso modelo de negócios versátil e estratégia de crescimento”, diz Patrick Pacious, presidente e CEO da rede.

“Aumentamos o nosso pipeline global para novos níveis, impulsionados pela procura robusta das nossas marcas. Aceleramos a velocidade das nossas inaugurações globais de hotéis, expandimos o alcance internacional e aumentamos significativamente o tamanho do nosso programa de recompensas. Com o perfil do nosso portfólio hoteleiro significativamente melhorado, estamos confiantes na capacidade da empresa de continuar a proporcionar um crescimento sustentado dos lucros”, complementa.

Destaques

No segundo trimestre, o Ebitda Ajustado cresceu 6% frente ao mesmo período do ano passado, atingindo US$ 161,7 milhões. O pipelne global, por sua vez, aumentou 22% na mesma base comparativa, chegando ao número recorde de mais de 114 mil quartos.

Já o pipeline de quartos domésticos teve incremento de 11% desde 30 de junho de 2023, incluindo alta de de 65% em UHs de conversão. As inaugurações globais de hotéis aumentaram 20% na comparação com o segundo trimestre de 2023. Os contratos domésticos de franquia para as marcas de luxo, estada prolongada e midscale cresceram 8%, enquanto a carteira internacional expandiu 1,6% no número de quartos, com destaque para as inaugurações de empreendimentos internacionais, que dobraram no período frente ao mesmo trimestre do ano passado.

As taxas de royalties, licenciamento e gestão aumentaram 1%, para US$ 141,8 milhões no trimestre, em comparação com US$ 140,5 milhões no mesmo período de 2023. O RevPar doméstico aumentou 540 pontos base sequencialmente no período de três meses encerrado em 30 de junho e diminuiu 50 pontos base em comparação com o mesmo período de 2023.

A ocupação doméstica aumentou 10 pontos base em comparação com o segundo trimestre do ano passado, representando 96% dos níveis de 2019. O RevPar doméstico para os três meses encerrados em 30 de junho permanece 11% superior ao mesmo período de 2019.

Desenvolvimento

O portfólio doméstico de luxo, estada prolongada e midscale da Choice Hotels aumentou 1% para hotéis e 0,7% para quartos desde 30 de junho de 2023. O portfólio doméstico de empreendimentos para estadas prolongadas teve alta de 14% desde 30 de junho de 2023, impulsionado por aumentos em cada das marcas do segmento. O tamanho total do sistema doméstico da empresa aumentou para mais de 6,2 mil hotéis, representando mais de 494 mil quartos em 30 de junho de 2024.

O pipeline internacional para salas de conversão aumentou 8% desde 31 de março, e a empresa quase triplicou o número de quartos internacionais em pipeline desde 30 de junho de 2023. A empresa abriu uma média de mais de quatro hotéis nacionais por semana, para um total de 118 inaugurações de empreendimentos nacionais no acumulado do ano até 30 de junho, aumento de 10% na comparação anual.

Do total de contratos de franquia nacionais concedidos no acumulado do ano até 30 de junho, 82% foram para hotéis de conversão e 89% foram para marcas de luxo, estadas prolongadas e midscale. Para o ano, a Choice Hotels prevê que o lucro líquido fique entre US$ 260 milhões e US$ 272 milhões, ficando abaixo do ano passado. Já o Ebitda Ajustado deve figurar entre US$ 580 milhões e US$ 600 milhões.

Por fim, a companhia ajustou para baixo a perspectiva do RevPar doméstico para o ano, devido a uma previsão mais moderada de crescimento do indicador.

(*) Crédito da foto: Divulgação/Choice Hotels International