Accontability é uma competência tratada há alguns anos como sendo um fator primordial a liderança das empresas. Contudo com a exponencialização dos negócios onde o Olhar para Cliente e o Olhar de Dono são as diretrizes de Sucesso, esta competência/postura organizacional se ampliou para outros níveis da organização.

Diante dos novos desafios no mercado hoteleiro, onde estamos nos debruçando a desenhar a nova jornada do nosso cliente, é imprescindível que façamos o desenho da jornada dos nossos colaboradores, desde o recrutamento até o seu desligamento para que possamos captar e desenvolver profissionais com valores pessoais alinhados ao Fit Cultural da empresa além dos Conhecimentos, Habilidades e Atitudes que promovam uma experiência segura e encantadora ao cliente gerando em contrapartida maior rentabilidade aos empreendimentos e tornando-os competitivos no mercado por seu capital intelectual.

É possível uma empresa se diferenciar pelas pessoas?

Pense em um colaborador da Google. Quais competências você associa a ele pelo simples fato de ter atuado nesta Companhia?

Agora olhe para o seu empreendimento e me diga como os profissionais são vistos pelo mercado após terem trabalhado em sua organização?

Mais do que nunca olhar para esta jornada e inserir elementos que tangibilizem o Accountability nas equipes e gestores operacionais torna-se um fator de sobrevivência para um mercado que ainda está se configurando. Atrair e Desenvolver profissionais com esta competência é trazer para seu negócio:

1 – Responsabilização: Uma das características que compõem o olhar de dono, profissionais que possuem esta auto responsabilização, conseguem perceber sua responsabilidade nas vitórias e fracassos diários, buscando o aperfeiçoamento individual e melhoria contínua do processo a partir de sua experiência.

2 – Proatividade: Pessoas proativas não esperam pelo outro para pensar em possibilidades, claro que a alçada de tomada de decisões tem características hierárquicas que precisam ser respeitadas, mas pessoas com esta competência trabalham no campo das idéias e a partir de sua perspectiva, conseguem dar contribuições que podem ser geradoras de novas práticas que gerem novas experiências tanto ao cliente interno quanto externo.

3 – Humildade – Prestar atenção em sua conduta é uma postura de respeito pelo outro. Assumir erros e de forma rápida é importante para que a rota seja corrigida, além de trazer elementos vivenciados por quem errou que poderá servir de aprendizado à outros que estejam em situação similar. Humildade requer coragem!

Accontability é viver de forma prática o Protagonismo!

Cibele Ribeiro é psicóloga pela USF com MBA em Gestão Estratégica de Pessoas pela FGV, Coach pela Sociedade Latino Americana de Coach e Especialista em Coach Evolutivo pelo Richard Barrett Centre Vales. Atuou por 9 anos em empresas do segmento hoteleiro, como Bourbon Hotéis e Resorts e Fasano São Paulo. Participou da implantação da área de RH no Assaí Atacadista pelo Grupo Pão de Açúcar e na implantação da Consultoria Interna de Gestão de Pessoas da Brasil seg uma empresa do Banco do Brasil Seguros.

(*) Crédito da foto: arquivo pessoal/Cibele Ribeiro