Em parceria com o Sebrae, o Consórcio Circuito Litoral Norte promoveu uma rodada de negócio que movimentou cerca de R$ 6 milhões. O evento contou com a presença de 102 MPEs (micro e pequenas empresas) vendedoras e oito empresas âncoras compradoras, gerando uma média superior a R$ 58 mil por participante. Entre os segmentos contemplados estavam meios de hospedagens, bares, restaurantes e prestadores de serviços turísticos.

Outros segmentos como pequenos negócios como açougues, agências digitais de comunicação, empresas de aluguel de geradores, de artigos de higiene e limpeza, confecção de uniformes, contratação de cerimonialista, assessoria de imprensa, empresas de decoração e programação visual participaram do evento, bem como fornecedores de alimentos, bebidas, de decoração de palco, de enxoval, de produtos para tratamento de piscina, de limpeza e móveis. Prestadores de serviços como empresas de buffet, enfermagem, instalação elétrica e hidráulica, lavanderia, limpeza, montagem, papelaria, recepção, entre outros, também marcaram presença.

Para o secretário executivo do Consórcio Circuito Litoral Norte, Gustavo Monteiro, a instituição vem fazendo um trabalho de preparo, desenvolvimento do destino regional e promoção do destino turístico como alternativa segura. “Em parceria com o Sebrae, aproveitamos o período de pandemia para capacitar e tornar os empresários do turismo ainda mais competitivos para a retomada. E pudemos ver na rodada de negócios a importância de se conectar com parceiros para encontrar novas soluções e renda. A média de valor por negócio gerado superou os R$ 58 mil e a expectativa é que isso possa evoluir ainda mais com o aumento de demanda previsto”, projeta Monteiro.

Circuito Litoral Norte: meios de hospedagens

Em julho, Ilhabela anunciou ações para uma retomada segura do turismo. Lívia Mapa, proprietária da Pousada 8 Ilhas, localizada no destino, foi uma das participantes da rodada de negócios. Segundo a empresária, por conta da pandemia, o empreendimento vem buscando fornecedores pela internet. “A iniciativa do Sebrae para criação de network, principalmente nesse período crítico de pandemia, é incrível. Com a rodada de negócios você especifica as suas necessidades e é direcionado para fornecedores que atendem a sua região, facilitando os negócios e otimizando tempo”, explica. “Estou satisfeita em fazer parte deste projeto, trocar experiências, necessidades e otimista com os novos contatos e parcerias”, completa Lívia.

“A Rodada de Negócios é mais uma ferramenta para apoiar os empresários e fomentar os negócios regionais. Além de fazer uma ponte direta entre o público fornecedor e os empresários do segmento de turismo, essa edição ajudou ainda mais na reflexão das empresas sobre sua presença online, visto que a ação compreendeu reuniões de negócios 100% digitais”, comenta Jardel José Busarello, gerente do Sebrae no Vale do Paraíba e Litoral Norte.

(*) Crédito da foto: Maristela Colucci/MTur