Depois de setembro, o total de brasileiros com dívidas recuou novamente em outubro. No período, a Peic (Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor) cedeu 0,7 ponto percentual frente ao mês anterior. No comparativo anual, contudo, o indicador aumentou 1,8 ponto percentual. Os dados, divulgados hoje (5), são da CNC (Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo).

Ainda segundo a Peic, em outubro, 66,5% dos consumidores estão endividados. Para José Roberto Tadros, presidente da CNC, os sinais de melhora do índice, que chegou à patamar recorde de 67,5% em agosto, são frutos da melhor perspectiva econômica. “No entanto, ainda predominam incertezas sobre a sustentabilidade da retomada no médio prazo”, alerta Tadros. Ele se refere à capacidade de recuperação do mercado de trabalho e às metas fiscais

CNC: perfil do consumidor

Na análise por diferentes faixas de renda, há variáveis diferentes. Entre famílias que ganham até 10 salários mínimos, o percentual caiu pela segunda vez seguida, atingindo um patamar de 68%. Já a parcela da população que ganha acima disso apresentou expansão pelo segundo mês consecutivo, subindo a 59,4%.

“A redução do endividamento das famílias de menor renda nos dois últimos meses é reflexo da diminuição dos valores dos benefícios emergenciais, o que exige mais rigor na organização dos orçamentos domésticos”, comenta Izis Ferreira, economista da CNC responsável pela Peic. “Já o aumento das dívidas entre as famílias com mais de 10 salários indica que elas estão, aos poucos, retomando o consumo”, completa.

O total de famílias com dívidas também apresentou a segunda redução consecutiva em outubro, caindo 0,4 ponto (para 26,1%). Em comparação com o mesmo mês do ano passado, a proporção cresceu 1,2 ponto percentual. Já a parcela das famílias que declararam não ter condições de pagar suas contas teve ligeira retração de 0,3 ponto (para 11,9%).

CNC - endividamento das familias outubro - grafico

(*) Crédito da foto: stevepb/Pixabay

(**) Crédito do info: CNC