CNC revela 5ª alta consecutiva da intenção de consumo das famílias
14 de janeiro de 2021A ICF (Intenção de Consumo das Famílias) vem em uma onda crescente nos últimos cinco meses. De acordo com a CNC (Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo) em janeiro o indicador subiu 0,7%, chegando aos 73,6 pontos. Mesmo com as altas registradas no último trimestre do ano passado, este foi o pior desempenho para o mês na série histórica, iniciada em 2010.
No comparativo anual, houve declínio de 24,2%, décima retração consecutiva na mesma base de comparação. A intenção de consumo das famílias está abaixo do nível de satisfação (100 pontos) desde abril de 2015.
Para José Roberto Tadros, presidente da CNC, as altas reforçam a confiança dos brasileiros na recuperação da economia, impulsionada pela chegada da vacina. “É importante a validação e a agilização da compra e distribuição da vacina, ou das vacinas, para efetivar esse processo de retomada”, afirma, ressaltando que o Sistema Comércio segue à disposição para contribuir para o que for possível, inclusive com o apoio das unidades do Sesc na campanha de vacinação.
CNC: indicadores de emprego
Os indicadores relacionados ao momento atual alcançaram em janeiro os melhores níveis dos últimos meses. O item que mede a satisfação dos brasileiros com o emprego cresceu 0,2% e chegou a 88,9 pontos – o maior nível desde maio de 2020. O índice relacionado à renda, apesar da retração após o ajuste sazonal (-0,6%), aumentou sua pontuação, passando de 78,8 pontos para 79,5 pontos – patamar mais alto desde junho do ano passado.
O subíndice que avalia a perspectiva profissional dos brasileiros também se destacou positivamente, impulsionado pelo aumento do indicador referente ao emprego atual. O item acumulou o sexto avanço consecutivo (+0,7%) e atingiu o maior patamar desde abril de 2020 (88,6 pontos).
“A recuperação gradual da percepção do mercado de trabalho no curto prazo já se reflete positivamente, e de forma mais intensa, nas perspectivas para os próximos seis meses em relação ao futuro profissional”, destaca Catarina Carneiro da Silva, economista da CNC responsável pelo estudo. A perspectiva de consumo também cresceu (+0,2%). Foi a terceira alta seguida do item, que chegou a 67,9 pontos e subiu ao maior nível desde maio de 2020.
Entre os itens que compõem as condições de consumo, o Momento para Duráveis foi o destaque. O item apresentou o maior crescimento mensal da pesquisa (+4,4%), voltou a crescer após duas retrações consecutivas e atingiu o melhor resultado desde maio último. O item, contudo, permanece como o de menor pontuação na ICF (46,6 pontos). O indicador Acesso ao Crédito teve o segundo aumento em sequência (+0,4%) e fechou o mês com 86,6 pontos – o maior resultado desde junho de 2020. O Nível de Consumo cresceu 1,3% – o quinto aumento consecutivo –, chegando à sua melhor pontuação desde maio do ano passado (56,9 pontos).
(*) Crédito da foto: Peter Kutuchian/Hotelier News