Praia de Ipanema, no Rio de Janeiro
(foto: divulgação/Riotur/Ricardo Zerrenner)

A partir de dezembro deste ano, o Rio de Janeiro irá receber 500 painéis de sinalização turística. O aporte no valor de R$14,5 milhões será feito pelo MTur (Ministério do Turismo) e R$ 1,2 milhão virão da Prefeitura do Rio.

A sinalização consiste em totens que vão apresentar um mapa que mostra o ponto em que a pessoa está, os principais atrativos dos arredores e informações sobre atrações, pontos de interesse, comércio e serviços mais próximos.

O projeto, elaborado pela Secretaria Especial de Turismo, é inspirado em cidades como Londres e Nova York, e utiliza um sistema de Wayfinding, um conjunto de informações constituídas por elementos visuais, auditivos e táteis que permitem às pessoas se movimentarem dentro de um espaço de maneira mais segura e informada.

As primeiras placas serão instaladas na Zona Sul do Rio, nas praias do Leme e Copacabana. Outros painéis serão implantados no centro da cidade, na Barra da Tijuca e no Maracanã. A licitação do projeto já foi realizada e a previsão é de que o material seja colocado em ruas e avenidas da cidade em um prazo de 12 meses.

Segundo Neusvaldo Lima, secretário nacional de Programas de Desenvolvimento do Turismo, a sinalização é um meio de comunicação essencial de informação para o turista.

"São obras que têm prioridade entre os projetos de infraestrutura turística, apoiados pelo Ministério do Turismo em todo o País. Com a proximidade das Olimpíadas de 2016, reforçamos a parceria com o Estado e o Município do Rio de Janeiro para que a cidade esteja preparada para receber os visitantes brasileiros e estrangeiros do evento”, diz.

Serviço
www.turismo.gov.br/