O Programa de Desenvolvimento da Aviação Regional, instituído pela Medida Provisória 652 publicada na edição desta segunda-feira (28) no Diário Oficial, prevê reformas e melhorias em 270 aeroportos de todas as regiões do Brasil e a concessão de subsídios a empresas que operem rotas regionais. A iniciativa é desenvolvida junto com a Secretaria de Aviação Civil e o Ministério do Turismo, que esperam garantir que 96% da população esteja a pelo menos cem quilômetros de um aeroporto.

O programa tem cinco objetivos principais, entre os quais facilitar o acesso a regiões com potencial turístico. Com base em seu projeto dos 65 Destinos Indutores, o Ministério do Turismo indicou municípios de interesse para o turismo que podem ser contemplados no pacote de medidas do governo. Segundo a SAC, o programa vai integrar o País de forma eficiente e rápida, permitindo maior mobilidade das pessoas e impulsionando a economia do interior. Atualmente, 39% das cidades brasileiras não têm aeroporto ou estão distantes mais de  cem quilômetros de um terminal.

O PDAR (Programa de Desenvolvimento da Aviação Regional) tem também como meta aumentar o acesso da população ao transporte aéreo, integrar comunidades isoladas, aumentar o número de rotas e municípios atendidos, e o de frequências de rotas operadas regularmente. Caberá agora ao Poder Executivo fazer sua regulamentação.

Serviço
www.turismo.gov.br