domingo, 7/setembro
InícioNEGÓCIOSMercadoCom receita de R$ 665 mi, expansão é a palavra de ordem...

Com receita de R$ 665 mi, expansão é a palavra de ordem da Vila Galé

“Crescimento” e “consolidação” foram os termos utilizados por José António Bastos, diretor de Operações Brasil, para definir o ano de 2024 da Vila Galé. E não por acaso, já que a rede portuguesa anunciou o desenvolvimento de uma série de projetos em solo tupiniquim, além de celebrar a chegada de uma nova marca ao país.

“O ano de 2024 foi muito positivo para nós, marcado por crescimento e consolidação da marca no Brasil, além de novas oportunidades de expansão. Em novembro, foi inaugurado o Vila Galé Collection Sunset Cumbuco, na Praia do Cumbuco, no Ceará, o primeiro resort da linha Collection no Brasil”, comenta o executivo em entrevista à reportagem do Hotelier News.

Segundo Bastos, os resultados foram dentro do esperado, contribuindo para uma boa performance tanto em ocupação, quanto em diária média e RevPar. Para o diretor, o fortalecimento do turismo interno, a diversificação do portfólio de empreendimentos e investimentos constantes na experiência do cliente foram fatores decisivos para a performance positiva.

“Por outro lado, desafios macroeconômicos, como a volatilidade cambial e o custo operacional crescente, exigiram uma gestão eficiente para manter a rentabilidade e a competitividade”, acrescenta o executivo.

Então, vamos aos números. No Brasil, o faturamento da rede atingiu a marca de R$ 665 milhões em 2024, o que corresponde a um crescimento de 6% frente ao ano anterior. O grupo manteve seu índice de RevPar de 2023, com destaque para o Vila Galé Cabo e o Vila Galé Fortaleza com crescimento do indicador acima de 35%.

“Para 2025, a meta é continuar essa trajetória ascendente, apostando na ampliação de nossa presença no Brasil e na melhoria contínua dos serviços e produtos oferecidos”, adianta Bastos.

José António Bastos
Bastos: expansão seguirá como foco da rede

Novos mercados

Ao longo de 2024, o grupo fez importantes anúncios de expansão de portfólio, como a chegada da marca a destinos como Belém (PA), São Luís (MA) e Coruripe (AL). “Em 2024, fechamos um número significativo de novos projetos, consolidando a nossa presença em destinos estratégicos no Brasil”, avalia o diretor de Operações.

Entre 2025 e 2026, a rede prevê a abertura de seis empreendimentos:

  • Vila Galé Ouro Preto: maio de 2025
  • Vila Galé Collection Amazônia – Belém: novembro de 2025
  • Vila Galé Collection São Luís: 2026
  • Vila Galé Collection Maranhão: 2026
  • Vila Galé Coruripe Alagoas: 2026
  • Vila Galé NepKids: 2026

O hotel de Cumbuco, primeiro empreendimento da marca Collection no Brasil, abriu as portas para o conceito se desenvolver com mais força no mercado nacional. “Destinos com forte apelo histórico, cultural e de charme são ideais para esse modelo. Cinco dos seis hotéis previstos carregarão esse selo. O Vila Galé Nep Kids não é Collection, mas tem uma proposta diferenciada por ser destinado a famílias com crianças. Será totalmente voltado aos pequenos”, explica Bastos.

Além da marca Collection, outras bandeiras devem chegar ao mercado brasileiro em breve. Em Ouro Preto, por exemplo, as plantações de vinhas e oliveiras serão diferenciais da propriedade para a produção de vinhos e azeites. O empreendimento deve trazer a marca Santa Vitória, vinícola da empresa no Alentejo, em Portugal. “Estamos realizando testes e verificando a possibilidade. Se não der certo, será com certeza um jardim lindo”, finaliza o diretor.

(*) Crédito das fotos: Divulgação