Accor d

A Accor divulgou hoje (27) sua nova estratégia de modelo de negócios em âmbito mundial. A companhia reenfatiza duas competências principais do grupo, definindo-as como suas duas missões: por um lado, a atuação como um operador hoteleiro e franqueador de marca, e por outro, como empresa proprietária e investidora de hotéis. Essas duas áreas da rede foram batizados, respectivamente, de HotelServices e HotelInvest. De acordo com o comunicado divulgado pela Accor, esta reorganização do trabalho visa construir um "modelo de negócio de melhor desempenho", separando cada uma das funções da rede.

Com esta nova organização, a companhia francesa deixa de utilizar o arrendamento como parte de sua estratégia de expansão, além de não mais descartar hotéis de sua propriedade, a menos que eles sejam ativos estruturalmente de baixo desempenho. O núcleo HotelInvest inicia suas atividades com um portfólio de 1.400 hotéis, todos operados pelo HotelServices por meio de um contrato de gestão. Mais de 85 % dessa carteira está localizada na Europa e mais de 95% está nos segmentos de econômico/budget e midscale. Hotéis de propriedade representam cerca de 50% da Receita Operacional Líquida no início, e o objetivo é aumentar essa participação para mais de 75%.

Accor (foto: divulgação/Accor)
(foto: divulgação/Accor)

O HotelServices, orientado por fee de operador e franqueador de marca, será composto por áreas de Gestão e Franquia, Vendas & Marketing, e os departamentos de Distribuição e Tecnologia da Informação. Seu portfólio soma 3.600 hotéis sob 14 marcas globais, sendo 46% deles no segmento econômico, 40 % no segmento midscale e 14% no segmento luxo/upscale.

Nova gestão
Além das mudanças em sua operação, a Accor também implementa um novo modelo de gestão. A rede será gerida por um novo Comitê Executivo de dez membros, que incluirá os cinco diretores regionais das operações e Sven Boinet, que assume a função de diretor de Gerenciamento do Grupo, Chief Transformation Officer, Recursos Humanos e Assuntos Jurídicos.

Serviço
www.accor.com