Rio de Janeiro
(foto: divulgação Riotur/Fernando Maia)

A Comissão de Cultura da Câmara dos Deputados destinou para a Embratur (Instituto Brasileiro de Turismo) um total de R$ 5 milhões para incrementar a divulgação do Brasil como destino turístico de cultura durante o ano de 2015.

De acordo com a deputada Alice Portugal (PCdoB-BA), presidenta da Comissão, o objetivo desta verba é de ampliar o acesso à cultura brasileira, destacando o modo de viver da população, a literatura, os museus, e as comemorações presentes no País. Visto isso, o turismo é considerado um instrumento fundamental para divulgar e impulsionar o público a experimentar as peculiaridades de cada destino.  

“A diversidade cultural brasileira é um dos atrativos mais requisitados pelos visitantes internacionais que desembarcam no País e este reforço no orçamento nos permitirá potencializar a divulgação do segmento para o mundo”, afirmou Vicente Neto, presidente da Embratur.

Uma pesquisa realizada pelo órgão mostrou que a principal atividade de lazer do turista que veio para a Copa das Confederações, em junho de 2013, foi cultural e que, entre um jogo e outro, o estrangeiro optou por visitar museus, monumentos e bairros históricos.

O estudo revelou ainda, que bairros históricos foram procurados por 50,8% dos visitantes estrangeiros. Em segundo lugar, com 39,5%, estão os museus, casas de cultura e exposições. Cerca de 40% dos turistas estrangeiros optaram por passeios em monumentos. Os shows e espetáculos foram assistidos por 15,5%. 

Serviço
www.embratur.gov.br