segunda-feira, 11/agosto
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Como a hotelaria independente pode se beneficiar da centralização de dados

Muitos são os desafios da hotelaria independente, que representa a maior fatia do mercado brasileiro. Da falta de mão de obra qualificada à pouca disposição de recursos, em comparação às grandes redes, é fato que, para nivelar o campo de jogo, os hoteleiros independentes devem investir em infraestruturas inteligentes, que ajudem a oferecer a praticidade que grandes redes oferecem.

Uma das práticas com a qual essa parcela do mercado pode contar é a centralização de dados, que requer a escolha de um provedor de PMS (Property Management System) que oferece APIs (Application Programming Interface) abertas e uma cultura que não somente permite como apoia a integração com fornecedores terceirizados, para que seja possível manter informações de diversos sistemas em um único banco de dados, incluindo reservas feitas por diversos pontos de vendas, sistemas de gerenciamento de receita e mais. As vantagens desse tipo de sistema são inúmeras, conforme aponta artigo da Hotel News Resource

Vantagens

Sistemas de Reservas: as Open APIs permitem que os sistemas de reservas online, como sites de reservas de quartos, aplicativos de viagens e plataformas de terceiros, se comuniquem com o sistema de gerenciamento de propriedades (PMS) do hotel. Isso facilita a atualização em tempo real das disponibilidades, tarifas e outras informações cruciais.

Aplicativos para Hóspedes: hotéis podem oferecer aplicativos móveis para hóspedes, que incluem recursos como check-in online, solicitações de serviço, informações sobre o hotel e recomendações locais. As Open APIs permitem que esses aplicativos se conectem ao PMS para acessar dados dos hóspedes, como preferências e histórico de estadias, além de facilitar o gerenciamento da mão de obra disponível para melhor alocação de pessoas e recursos.

Check-in automatizado: a centralização de dados pode ser usada para conectar sistemas de controle de acesso aos sistemas de reservas e ao PMS. Isso possibilita, por exemplo, que os hóspedes recebam códigos de acesso para seus quartos automaticamente após a reserva e que esses códigos sejam atualizados conforme necessário.

Sistemas de Pagamento: integrações com sistemas de pagamento, como processadores de cartão de crédito, também podem ser feitas por meio de Open APIs, garantindo um processo de pagamento seguro para os hóspedes.

Enfim, as possibilidades são inúmeras, e considerando os desafios de hoje, que continuam impactando todo o setor e ainda mais a hotelaria independente, a tecnologia pode e deve ser uma forte aliada.

(*) Crédito da foto: vecstock/Freepik