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A falta de mão de obra especializada é um problema global que atravessa o setor hoteleiro. Pensando no futuro do mercado, é preciso atrair, engajar e desenvolver uma nova geração de profissionais. Em uma série recente de entrevistas organizadas pela HSMAI Foundation e lideradas por Lori Kiel, presidente da HSMAI Foundation, os líderes e executivos acadêmicos da entidade discutiram o pipeline de estudantes de hospitalidade.

O objetivo foi explorar como a indústria pode dar melhor suporte à academia para atrair uma próxima geração de profissionais de hospitalidade. Os principais participantes incluíram Donna Quadri-Felitti, PhD, diretora e professora associada da School of Hospitality Management da Penn State, e Kate Walsh, reitora e professora EM Statler da School of Hotel Administration.

Vários desafios vem impactando a inscrição em cursos ligados à hospitalidade:

  • Concorrência de outras indústrias: empregos em tecnologia e setor imobiliário, entre outros, atraem estudantes que de outra forma poderiam considerar a hospitalidade.
  • Equívocos sobre remuneração e equilíbrio entre vida profissional e pessoal: muitos estudantes têm conceitos errados sobre a viabilidade financeira e o estilo de vida associado às carreiras em hotelaria.
  • Mudanças na estrutura da indústria: muitos empregadores já oferecem trabalhos remotos, alterando as expectativas tradicionais de trajetória profissional ‘in loco’.

Foi enfatizado que a reputação do setor pode ser revitalizada mostrando sua complexidade e os diversos conjuntos de habilidades necessárias para ter sucesso no mundo da hospitalidade, ao invés de reduzi-lo apenas a um “negócio de pessoas”.

O papel da indústria na promoção de matrículas e na melhoria da reputação do setor

É preciso se afastar visual e narrativamente das imagens tradicionais, como a recepção, e começar a destacar a natureza dinâmica e multifacetada da hospitalidade. Foi enfatizado a importância de comunicar o amplo espectro de habilidades necessárias no setor aos pais e orientadores, deixando claro que a indústria é muito mais do que apenas trabalhar com pessoas.

Outro ponto é a necessidade de envolvimento da indústria nas salas de aula, oferecendo estágios e delineando planos de carreira explícitos, incluindo oportunidades em cargos corporativos. Salários competitivos e a oportunidade de trabalhar com tecnologia de ponta (por exemplo, IA) são cruciais para atrair estudantes.

Modelos e estratégias eficazes

Algumas empresas e escolas estão enfrentando com sucesso estes desafios. As grandes marcas multinacionais têm os recursos para criar iniciativas escaláveis ​​e planos de carreira claros, enquanto hotéis menores e independentes podem ficar para trás.

A indústria também precisa apoiar o corpo docente a passar tempo em campo para se manter atualizado com as práticas atuais. Além disso, o setor pode fornecer apoio curricular abrangente para preencher a lacuna entre as necessidades da academia e do mercado.

Lacuna de talentos em funções comerciais

É conhecida a falta de interesse em funções de marketing, vendas e gerenciamento de receitas entre a nova geração. É preciso aproveitar dados e IA para tornar essas funções mais atraentes. Foi recomendado que os líderes da indústria articulem claramente as suas necessidades e colaborem com instituições acadêmicas para integrar aplicações do mundo real no currículo.

Compartilhar jornadas profissionais pessoais e desafios práticos com os alunos também pode tornar essas funções mais identificáveis ​​e atraentes. O setor precisa parar de glamourizar funções no setor imobiliário e financeiro, destacando o impacto significativo que os profissionais comerciais podem ter no sucesso dos negócios.

Existe a necessidade crítica de uma colaboração mais forte entre a academia e a indústria hoteleira. Ao fornecer experiências robustas do mundo real, o segmento remodela a narrativa em torno das carreiras e apoiamos o desenvolvimento do corpo docente.

(*) Crédito da foto: Divulgação/HSMAI Insights