Começa amanhã (15), em Armação de Búzios (RJ), o 3º Congresso Empresarial de Turismo do Rio de Janeiro. Promovido pela FCVBRJ (Federação de Conventions Bureau do Estado do Rio), o evento terá a presença dos 13 prefeitos eleitos da região da Costa do Sol, principal região do turismo fluminense. A programação do encontro, que acontece no Hotel Atlântico, acaba no dia seguinte (16).

Entre outros temas, o evento vai debater a provável invasão de turistas na região na alta temporada de verão. Hoje, segundo dados do FOHB, o interior do Rio lidera a ocupação hoteleira do país. Com cancelamento do réveillon, dos desfiles de blocos de rua e do carnaval do Rio por causa da pandemia, a Costa do Sol deve ser muito procurada por turistas.

Por isso, Delmo Pinho, secretário estadual de Transportes, apresentará soluções para amenizar o caos anunciado nas estradas de acesso à região durante o congresso. A prevista invasão de visitantes, muitos vindos de Minas Gerais e de São Paulo, também será tema da palestra de Gustavo Tutuca, secretário estadual de Turismo, na abertura do evento.

“O interior do Rio foi o que mais cresceu em termos de turismo durante a pandemia. As pessoas estão doidas para sair de casa, mas para destinos próximos e com a segurança do carro. O governo estadual, as cidades e os empresários do turismo precisam se preparar para esta invasão anunciada”, adverte Marco Navega, presidente da FCVBRJ.

Turismo fluminense: preparação

O secretário de Transportes vai apresentar o resultado da reunião promovida pelo governo para discutir os principais problemas das estradas e propor soluções. Vamos apresentar um plano de contingência para os problemas que já sabemos que ocorrem regularmente nas estradas nos períodos de férias de verão. Há coisas simples, como localização de radares e paralisação de obras, que podem ser resolvidas”, diz Pinho.

Na abertura também será apresentada a nova marca do Peró, praia de Cabo Frio que conseguiu a Bandeira Azul (selo internacional de qualidade). A programação debaterá ainda a manutenção entidades de turismo durante a pandemia, cenários pós-pandemia e experiências exitosas durante a crise. Por fim, um sistema de gestão para associados dos Conventions Bureau do Rio será apresentado.

(*) Crédito da foto: Hermann Molinari/Unsplash