Grupo Viale - palestra coronavírus_Flávia TrenchDoutora Flávia tem mestrado em doenças infecciosas e parasitárias

Embora haja apenas três casos suspeitos no país, o coronavírus vem deixando a hotelaria nacional em alerta. Em Foz do Iguaçu (PR), um dos destinos mais procurados por turistas internacionais no país, o Grupo Viale resolveu agir. Com dois hotéis na cidade, a rede promove hoje (19), no Viale Tower Hotel, palestra com a infectologista Flávia Trench.

O contato com a doutora Flávia, na verdade, ocorreu antes. A rede consultou a médica para entender como proceder preventivamente. “Procuramos a dra. Flávia Trench para entender o que deveríamos fazer para proteger nossa equipe e para tranquilizar os hóspedes,” conta Lee Chih Li, gerente do Viale Cataratas Hotel e Eventos. Suas orientações claras e assertivas acabaram gerando a ideia da palestra, informa a rede.

Marcado para 20h, o encontro será também aberto ao público em geral, explica Fernando Higa, gerente do Viale Tower Hotel. “Inicialmente faríamos apenas para nossos funcionários, mas como há muitos moradores de Foz preocupados também, decidimos ampliar para a participação da comunidade”, comenta. Para participar, basta se inscrever no (45) 3027-9903.

Para quem trabalha na hotelaria, contudo, existem algumas recomendações. A governança, por exemplo, deve redobrar os cuidados com a limpeza dos quartos e roupas de cama. Já no setor de A&B (Alimentos & Bebidas), louças e talheres também precisam ser minuciosamente higienizados. Carnes e ovos também têm que ser bem cozidos.

Campanhas de prevenção e conscientização entre colaboradores e hóspedes ajudam na prevenção. Pessoas recém-chegadas de países contaminados devem receber atenção extra no momento do check-in e, caso haja algum médico de plantão, uma avaliação sempre é recomendada. Para saber mais, acesse https://bit.ly/38nD0CX.

Coronavírus e dengue 

Com o número crescente dos casos de dengue em Foz do Iguaçu, a palestra vai abordar também essa outra epidemia. Mais de 1 mil casos já foram confirmados na cidade, com uma morte confirmada pela prefeitura local. Para aprofundar o debate, também foi convidado para participar do encontro o médico veterinário André Leandro

“Temos que estar em permanente vigilância para garantir a saúde daqueles que circulam por aqui,” diz Flávia, em relação à dengue. “Sempre com o foco na prevenção e primando pela transparência e pelas atitudes baseadas no que a ciência preconiza, sem histeria ou sensacionalismo”, finaliza.

Depois das orientações repassadas na palestra, funcionários e gestores dos dois hotéis do Grupo Viale em Foz participarão de um mutirão. A ideia é fazer uma vistoria minuciosa nos dois hotéis na cidade, acompanhados por profissionais do Centro de Controle de Zoonoses e de profissionais da área ambiental.

(*) Crédito da capa: Divulgação/Grupo Viale

(**) Crédito da foto: Carlos Sosa/Grupo Viale