O último feriado do primeiro semestre promete render bons frutos para o turismo paulista. Segundo dados do Ciet (Centro de Inteligência da Economia do Turismo), ligado à Setur-SP (Secretaria de Turismo e Viagens do Estado de São Paulo), Corpus Christi deve movimentar R$ 5 bilhões na economia do estado.

O levantamento aponta ainda um avanço de 7% no fluxo de turistas, comparado com o último ano, o equivalente a 2,9 milhões de viajantes. Assim como a Páscoa, Corpus Christi é um feriado de caráter religioso, o que beneficia o estado brasileiro com maior número de templos religiosos, de acordo com o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).

A data coincide com eventos e programação ligados à fé cristã protestante e católica como, por exemplo, a Marcha para Jesus, visitas ao Santuário de Nossa Senhora Aparecida, a tradicional confecção de tapetes, em Santana de Parnaíba, entre outros.

“Vivemos em um estado com uma gama de opções, não só em dias comuns, mas também durante os feriados. O turismo religioso estimula os setores de hospedagem, alimentação e transporte”, afirma Roberto de Lucena, secretário de Turismo e Viagens do Estado de São Paulo.

Ocupação hoteleira

Um levantamento realizado pela ABIH-SP (Associação Brasileira da Indústria de Hotéis do Estado de São Paulo) aponta ocupação hoteleira de 57,5% durante o feriado. O estudo mostra a capital paulista com maior fluxo turístico durante a data, uma expectativa de 47,5%, seguida pelo Litoral Norte com 80,5% e Vale do Ribeira com 95%.

Já uma pesquisa divulgada pelo SINHORES (Sindicato de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares da Baixada Santista e Vale do Ribeira) prevê que cerca de 78% da oferta hoteleira de Santos, Guarujá, Bertioga, Praia Grande e São Vicente estará ocupada entre os dias 30 de maio e 2 de junho.

(*) Crédito da foto: Divulgação/Setur-SP