costa verde & marCertificação é garantia de segurança e qualidade da orla marítima

A certificação do Programa Bandeira Azul ainda é um reconhecimento para poucos destinos brasileiros. Ela comprova a infraestrutura, qualidade ambiental e segurança à beira-mar das regiões turísticas do país. Para a alta temporada, apenas 15 praias ostentam o selo – sendo cinco delas na Costa Verde & Mar (SC). Segundo o IAR (Instituto Ambientes em Rede) – representante do programa – o local é recordista da certificação no Brasil.

Ao todo, a Costa Verde & Mar é composta por 10 municípios: Balneário Camboriú, Balneário Piçarras, Ilhota, Itajaí, Itapema, Penha, Bombinhas, Camboriú, Navegantes e Porto Belo. “Temos orgulho de ser a região turística que mais possui certificações, mas estamos trabalhando para atingir números ainda maiores. Mais locais da nossa região oferecem ambiente seguro, limpo e adequado aos banhistas e, por isso, temos certeza que em breve teremos mais exemplos na lista oficial Bandeira Azul”, conta Zene Drodowski, presidente do Colegiado de Secretários de Turismo da Amfri.

A certificação foi criada pela ONG FEE (Fundação para a Educação Ambiental) e possui reconhecimento internacional. O programa atesta que a praia possui altos padrões de qualidade da água e areia, gestão ambiental e segurança. A Bandeira Azul sinaliza que a praia é acessível, possui locais para descarte do lixo, sanitários, guarda-vidas e que a circulação pelo ambiente é gratuita.

Segundo as regras, caso haja alteração nas condições aprovadas, os gestores devem solicitar uma nova vistoria do local. No caso da Costa Verde & Mar, o pedido de verificação vale para a alta temporada.

Costa Verde & Mar: praias certificadas

Entre as praias da região que ganharam a Bandeira Azul estão:

Praia do Estaleiro – Balneário Camboriú/SC;
Praia do Estaleirinho – Balneário Camboriú/SC;
Praia de Piçarras – Balneário Piçarras/SC;
Praia de Quatro Ilhas – Bombinhas/SC;
Praia de Mariscal – Bombinhas/SC;
Marina Tedesco – Balneário Camboriú/SC.

A lista de locais com Bandeira Azul para a próxima temporada de Verão pode ser conferida no link.

(*) Crédito da foto: Divulgação/Prefeitura de Balneário Piçarras