Com a mudança de gestão no Rio de Janeiro, agora conduzida pelo prefeito Eduardo Paes, o departamento de Turismo ganhou seu novo secretário no último dia 1º de janeiro. O nome escolhido foi Cristiano Beraldo, que tomou posse da pasta em cerimônia realizada no Palácio da Cidade, na zona sul da capital fluminense.

Beraldo assume a missão de preservar empregos no setor e melhorar a estrutura e promoção do destino, além de consolidar e fortalecer a imagem do Rio como capital turística do país e principal cartão postal do Brasil no mundo e cidade mais procurada por brasileiros em julho durante a pandemia, segundo dados da Booking.com.

“Venho com compreensão desse momento histórico da retomada do setor de turismo pós-pandemia. Esse é o momento de união, e do gestor público atender os diversos segmentos do setor produtivo. A determinação do prefeito Eduardo Paes, é pressa e competência para dar resposta e resultado”, enfatizou o secretário Beraldo.

“O turismo é responsável pelo segundo maior PIB no estado do Rio, ficando bem próximo ao setor de Óleo e Gás, porém somos o setor que mais rapidamente tem condições de gerar novos empregos, contribuir para o aumento de renda dos cidadãos, e ainda promover um rápido desenvolvimento econômico do município, pois envolve pelo menos outros 52 setores econômicos, como alimentação, hospedagem, transporte, recreação, e logística dentre outros”, concluiu o secretário.

Cristiano Beraldo: trajetória

Formado em Administração de Empresas pela Universidade Cândido Mendes, Beraldo é carioca e tem 43 anos. Esta é sua estreia como gestor público, após desenvolver sua carreira no setor de negócios em diferentes segmentos como tecnologia e petróleo.

Filiado ao PSDB desde 1999, o secretário viveu oito anos nos Estados Unidos e retornou ao Brasil em 2015. Também participou da campanha de Eduardo Paes como coordenador do plano de governo.

Beraldo traz sua experiência do setor privado para o setor público com o desafio de tornar o Rio ainda mais competitivo no mercado turístico mundial, com foco na experiência do consumidor e colaboradores do segmento.

(*) Crédito da foto: Divulgação/Setur-RJ