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Marcas, campanhas, ativações, gestão estratégica, times multidisciplinares e uma base robusta de dados. Estes são apenas alguns elementos que compõem o marketing corporativo, área vital para o êxito de qualquer negócio. Com elos de um sistema complexo de gerenciamento, automatizar o departamento ainda não está entre as prioridades de grande parte das empresas, mas pode ser a solução para abrir espaço para o processo criativo falar mais alto.

Levando o cenário para a hotelaria, o marketing ganha nuances ainda mais intrincadas. A área, muitas vezes subjugada por outras mais urgentes e operacionais, acaba perdendo seu real protagonismo. Muitos empreendimentos, inclusive, optam por terceirizar as atividades do setor ou contam com equipes internas enxutas que acabam acumulando diversas funções.

Em pleno momento de transformação digital dos hotéis, que colocam a tecnologia como salvadora em departamentos como recepção, reservas, revenue management, entre outros, ainda possuem um marketing manual e pouco modernizado.

Alexandre Ventura, ex-Intercity Hotels, conhece bem as dores hoteleiras e seus desafios. Com um olhar de distanciamento das operações, o profissional juntou-se a Diego Costa e Marcos Fernandes, criadores e co-fundadores da CuoreHub, plataforma de gestão de marketing estratégico, em uma empreitada que promete simplificar a gestão e facilitar a personalização da área em diferentes aspectos.

Em entrevista à reportagem do Hotelier News, Ventura destaca a expertise de Costa, que traz à empresa mais de 20 anos de experiência em marketing, atuando no Brasil, Américas, Europa e Ásia, mas que nunca se deparou com uma solução que sanasse as principais lacunas na gestão estratégica dos departamentos de marketing.

“A CuoreHub surgiu de uma dor na busca de uma plataforma única que integrasse toda estratégia, execução de campanhas e mensuração de resultados de uma forma clara e objetiva. Foi por meio da criação de uma metodologia que atendesse times de marketing de variados tamanhos, maturidade e complexidade que a solução surgiu”, diz Ventura, que atua como co-fundador e head de Desenvolvimento de Negócios.

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Automação simplificada

Com escritórios nos EUA e Brasil, o software de gerenciamento oferece conexão nativa com as principais plataformas do mercado (Google, GoogleAds, Google Search Console, Google Meu Negócio, Google Analytics, Meta, MetaAds, Instagram, Facebook e LinkedIn e LinkedIn Ads) — fator que facilita a mensuração de forma automática das campanhas realizadas nestes canais. O desenvolvimento com novas integrações é constante, além de já disponibilizarem API própria para outras conexões.

A solução ainda oferece a possibilidade de gerenciamento de todos os canais de marketing tradicional, mesmo que de forma manual, o que permite uma visão holística de toda a estratégia.

Com a missão de gerenciar todos os recursos de marketing em um só lugar, a solução oferece uma plataforma intuitiva e simplificada. As telas disponibilizadas dão um panorama das atividades do setor, como campanhas, ativações, interações e updates de membros das equipes internas, parceiros externos e orçamentos.

“Com a solução, além de ganho de tempo, organização, segurança na centralização de dados, você tem todo o time atualizado das ativações e resultados obtidos com elas em tempo real”, pontua Ventura.

A plataforma em nuvem não demanda implantação, apenas um login e senha de acesso. “Realizamos o onboarding junto ao cliente e auxiliamos na organização inicial com input de dados, logos e toda parte estratégica”, reforça o executivo.

Muitas empresas, principalmente na hotelaria, ainda não possuem sistematização nos processos de marketing e um departamento estruturado, o que abre espaço para que os especialistas da CuoreHub compartilhem insights de como impulsionar as ações da área com o auxílio da plataforma.

“Se demandar uma participação mais intensa durante o processo de onboarding, nós oferecemos. Outros clientes já possuem maturidade e organização suficiente para o início da experiência com a plataforma. Auxiliamos conforme a dor de cada empresa. Atualmente, atendemos companhias dos segmentos de hotelaria, indústria, telefonia e alimentos e bebidas”, revela Ventura.

A CuoreHub conta com uma base de usuários nos EUA, Brasil, Uruguai, Chile e Espanha, com empresas de médio e grande porte. Agências de marketing, publicidade, consultores de marketing estratégico e branding também utilizam a plataforma para organizar os processos de seus clientes.

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As lacunas da hotelaria

No marketing hoteleiro, os empreendimentos enfrentam alguns desafios, como times reduzidos, alto volume de ativações, dificuldades na padronização da comunicação entre a matriz e unidades, baixa mensuração de resultados para os investidores, problemas nas entregas e no aumento do budget para o departamento.

“Há uma complexidade muito grande na hotelaria. São muitos times internos e externos, marcas, campanhas simultâneas em diversos canais. Isso sem dizer que muitas redes ainda realizam a gestão de campanhas em planilhas de Excel, o que dificulta a organização, gera atrasos na entregas, além da falta de sistematização na gestão e execução de campanhas”, avalia Ventura.

A solução da CuoreHub ainda permite a conexão com ferramentas de CRM e relações públicas para empreendimentos que optam por integrações de dados mais estruturadas por meio da API própria da solução. “Temos planos por quantidade de usuários e marcas, seja apenas uma ou 20 marcas. Nossa plataforma possui uma interface fluida, one page, otimizada tanto para desktop quanto para mobile”, salienta o executivo.

No dashboard, os hotéis encontrarão panoramas de orçamentos, planejamento, objetivos, mais de 300 métricas de avaliação de resultados, canais, ativações, mercado-alvo de campanhas, personas, produtos, times envolvidos, entre outros elementos que podem ser customizáveis.

“Nossa proposta é simplificar e empoderar os times de marketing. Temos cases relevantes de aumento de resultados após a adoção da ferramenta. Unificar a gestão para uma plataforma em nuvem ainda traz segurança de dados, para que as informações não fiquem espalhadas em diversas ferramentas. Com um roadmap de desenvolvimento bem robusto e em constante evolução, novos recursos e integrações estão sendo construídas  diariamente por um time dedicado”, finaliza Ventura.

(*) Crédito das fotos: divulgação/CuoreHub