MTur - qualificação BBA_inscritosSegundo o MTur, a avaliação do curso por parte dos alunos é positiva

Mais e mais profissionais do turismo buscam qualificação para se capacitar e melhorar o atendimento ao turista no país. Segundo o MTur (Ministério do Turismo), o número de pessoas inscritas no curso de atendimento ao turista na plataforma BBA (Brasil Braços Abertos) supera os 15 mil. Vale destacar que, ao longo de 2019, a pasta qualificou 30 mil brasileiros por meio do Pronatec (Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego).

A região Sudeste liderou no número de inscritos, representando 49,8% do total. Na sequência vieram Nordeste (20%), Sul (17,1%), Centro-Oeste (6,5%) e Norte (5,2%). Já entre os estados, São Paulo registrou o maior número de alunos, com 3.650, seguido por Rio de Janeiro (2.325), Minas Gerais (1.525), Santa Catarina (1.094) e Rio Grande do Sul (979). Residentes em outros países somam 115 inscritos, com destaque para Argentina (48), Venezuela (11), Portugal (6), Chile (6) e Uruguai (5).

“O curso, voltado aos profissionais que atuam na linha de frente do turismo, independente do perfil de ocupação, permite que o aluno, especialmente o que já trabalha, planeje seus estudos conforme a disponibilidade de horário”, diz Neuza Portugal, coordenadora-geral de Qualificação do MTur. “Trata-se de uma excelente oportunidade de se posicionar melhor no mercado, aumentando as possibilidades de contratação”, completa.

MTur: avaliação 

Pesquisa conduzida pelo ministério com alunos da última edição do curso aponta que 95% citaram a flexibilidade de horário e local para estudar como a principal motivação da qualificação. Outros 90% citaram a chance de aperfeiçoamento profissional como diferencial para realizar o curso.

Ainda segundo o levantamento, 84% citaram a possibilidade de obter um certificado como motivação, e 80% elegeram a facilidade de acesso às aulas. Já 77% indicaram a ampliação das oportunidades de inserção no mercado de trabalho

A pasta informa também que os atuais inscritos têm até 30 de março para concluir o módulo e ganhar o certificado. Além disso, é preciso atingir a soma final de 696 pontos. O módulo é composto por 80 horas-aulas, divididas em quatro capítulos: Introdução, Atendimento, Comunicação e Temas Transversais. Noções de inglês, ética e marketing também são assuntos abordados, sendo transmitidos por meio de jogos e vídeos.

(*) Crédito da foto: Free-Photos/Pixabay