custo da construçãoÍndice foi impulsionado pelo setor de serviços

Este mês, o INCC-M (índice Nacional de Custo da Construção) registrou inflação de 0,15%, segundo dados da FGV (Fundação Getúlio Vargas). O percentual é maior ao apontado em outubro (0,12%) e o indicador acumula 3,99% no ano e 4,12% em 12 meses. Com a indústria mais cara, o mercado hoteleiro deve ser diretamente impactado. As informações são da Agência Brasil.

As altas taxas foram impulsionadas pelos serviços, que tiveram queda de preços de 0,08% em outubro e subiram novamente em novembro (0,36%). Já os materiais e equipamentos apresentaram queda, apesar de continuarem com inflação. A taxa recuou de 0,37% no mês passado para 0,31% em novembro. A mão-de-obra se manteve estável.

Custo da construção: confiança

Ainda segundo a FGV, o índice da Confiança na Construção subiu 1,5 ponto na passagem de outubro para novembro – chegando a 89 pontos – numa escala de zero a 200. Este é o maior índice desde setembro de 2014, quando a confiança marcou 89,9 pontos.

A melhora é fruto da alta do Índice de Serviço de Situação Atual – que avançou 2,4 pontos – para 81,3 pontos. Já o Índice de Expectativas, que mede a confiança no futuro, cresceu 0,5 ponto chegando a 87,0 pontos.

O Nível de Utilização da Capacidade do setor cresceu 0,4 ponto percentual, para 70,5%. Segundo a pesquisadora da FGV, Ana Maria Castelo, a melhora das vendas e os lançamentos imobiliários, principalmente em São Paulo, têm impacto na confiança dos empresários.  Ela também destaca que o acesso ao crédito pelas empresas está sendo fundamental para a retomada do setor.

(*) Crédito da foto: joffi/Pixabay