Grossniklaus Marinho e HitchcoxGrossniklaus (à esq) e Marinho (à dir), com John Hitchcox, co-fundador da Yoo (ao centro)

A Yoo Hotels anunciou David Grossniklaus como novo diretor de Operações e Desenvolvimento. O suíço, que atua na hotelaria há 16 anos, ocupava o cargo de diretor sênior de Desenvolvimento da Belmond em Dubai. No cargo, o executivo projeta expansão da marca Yoo2, operada no Brasil pela ICH Administração Hoteleira, na América Latina.

Grossniklaus tem passagem por grandes marcas do setor. Além da Belmond, onde começou sua carreira, em 2003, o executivo trabalhou na Swissôtel Hotels & Resorts (comprada pela Accor) e na STR. Foi a Starwood Hotels & Resorts, contudo, a rede que o profissional mais tempo atuou, ficando responsável pelas operações africanas.

Baseado em Londres, Grossniklaus chega a Yoo Hotels com a meta de acelerar a expansão da rede. “A Yoo Hotels tem um pipeline forte globalmente. Espero trazer a vida a pelo menos dois ou três hotéis ainda esse ano”, revela. “Nos próximos cinco anos, a ideia é abri ao menos quatro propriedades. Como ambição e objetivo pessoal principais, espero presenciar esse crescimento e ajudar a marca a ser reconhecida mundialmente”, completa.

David Grossniklaus: Brasil e América Latina

Em relação ao aumento do portfólio no mercado sul-americano, Grossniklaus afirma que a rede estuda diversas oportunidades. O Brasil, obviamente, é um dos principais alvos, mas o executivo acredita que há outras possibilidades na região.

“Estamos atentos ao mercado latino-americano, principalmente a América do Sul. Pretendemos começar por grandes centros turísticos e capitais. Além do Brasil, Chile, Argentina e Colômbia, que se mostra em expansão, provavelmente serão nossas primeiras apostas”, diz Grossniklaus, citando as cidades de Cartagena e Medellín como boas possibilidades.

A Yoo Hotels possui, por enquanto, apenas um empreendimento em território nacional. Localizado no bairro do Botafogo, no Rio de Janeiro, o hotel é administrado pela ICH Administração Hoteleira, que também é sócia do ativo. Inaugurado em julho de 2016, o Yoo2 Rio foi o primeiro exemplar da marca inaugurado em nível mundial.

A Intercity Hotels é parceira da Yoo Hotels no Brasil e foi a responsável por trazer a marca upscale ao país. Segundo Marcelo Marinho, diretor de Operações e Marketing da rede, novas unidades Yoo2 devem abertas. “Essa parceria busca desenvolver a marca globalmente e trazer a yoo2 para outras cidades brasileiras. São Paulo está na nossa mira com certeza”, afirma Marinho.
 
Fora a capital paulista, outras cidades brasileiras estão na mira da empresa. De acordo com Grossniklaus, outra abertura será anunciada nos próximos meses. “Vemos que o mercado brasileiro está se recuperando após um grande período de crise, se apresentando mais estável politicamente. Por isso, estamos mais confiantes em investir no Brasil”, finaliza Grossniklaus.

(*) Crédito da foto: Divulgação/ Yoo Hotels

(**) Crédito da foto: Divulgação/ Intercity Hotels