Pelo segundo mês seguido, o Hotelier News se junta a um pool de empresas para oferecer ao mercado um retrato da retomada da hotelaria. Depois de altas expressivas em junho, o crescimento foi mantido em julho. Na avaliação dos porta-vozes das quatro companhias parceiras deste levantamento, um misto de fatores ajuda a entender esse ritmo de recuperação. É certo, contudo, que há ainda muitos desafios pela frente para o setor hoteleiro, mas os primeiros sinais de melhoria são alentadores.

Novamente, agradecemos a parceria de Askuite, Foco Multimídia, HSystem e Pmweb em ceder os dados movimentados em suas plataformas. No geral, as quatro empresas registraram crescimento de dois dígitos no volume de reservas, de consultas e cotações frente ao mês anterior. Ao analisar esses números, é possível tirar algumas conclusões. A primeira é que, de fato, uma demanda reprimida impulsiona a procura pelos hotéis, após um longo período de isolamento social das famílias. A segunda é que a expansão também pode ser explicada pela gradual reabertura das propriedades e dos destinos turísticos.

Por fim, e não restam mais dúvidas sobre isso, a retomada ocorre de forma mais acelerada no turismo de lazer. O corporativo, em função da política de viagens de muitas empresas, continua em marcha lenta. Possíveis desdobramentos para o setor, inclusive, serão tema da próxima live de Hotelier News e Grupo R1, agendada para quarta-feira (19). Indefinições ainda cercam também o segmento Mice, apesar dos esforços e investimentos de hotéis, redes e Conventions Bureaux para suportar a realização de encontros híbridos.

Retomada - info - askuite

Retomada em números

Na Asksuite, o número de consultas na plataforma da empresa avançou 43% de junho para julho. Já as cotações, que tem grande taxa de conversão para reservas, avançaram ainda mais, chegando a 51,4%, informa Rodrigo Teixeira, CEO e fundador da startup catarinense. “Estamos notando que os clientes que têm forte o público nacional regional estão retomando bem. Resorts com esse perfil, por exemplo, estão conseguindo compensar uma eventual queda no turismo internacional”, observa. “Outro destaque são hotéis e pousadas de campo com boa demanda de hóspedes que querem fugir dos grandes centros, especialmente chalés que têm os apartamentos mais isolados um do outro. Em julho, também começamos a ver maior procura futura para a temporada de verão”, completa Teixeira.

Na Pmweb, julho se consolidou como um mês de resultados excelentes para venda direta. Apesar das incertezas e das flexibilizações acontecendo regionalmente, a primeira quinzena do mês fechou com expressiva alta de 66% no número de reservas frente igual período de junho. Nos 15 dias seguintes, incremento em todas as métricas e o destaque foi a taxa de conversão, que pela primeira vez atingiu patamares pré-pandemia. “Na comparação anual, observamos um desempenho 14% superior na receita líquida. Nossa leitura é que o e-commerce segue como canal com maior representatividade de transações e receita", destaca Michelle Timm, Strategic Consulting da agência gaúcha.

Ela destaca ainda que uma das estratégias sugeridas pela Pmweb e adotada pelos clientes – o uso de vouchers – vem tendo excelentes resultados. “As vendas do item via Let’s Book Experiência superaram as transações por meio da Central de Reservas dos clientes, apresentando crescimento expressivo no volume de aproximadamente 2.000%”, acrescenta. “Apesar da transferência de canais, as preferências do cliente pelo contato direto com a marca criam a evolução da distribuição e de acordo com os resultados coletados, podemos concluir que para as vendas diretas, a pandemia já passou”, completa Michelle.

Entre os clientes da HSystem, em julho, o número de reservas que passaram pelo channel manager da empresa avançou  42% frente ao mês anterior. Santa Catarina, São Paulo e Paraná lideram no volume de vendas realizadas, revela Diego Corrêa, CMO da empresa. “Vemos uma reabertura simultânea em cada mercado, o que é extremamente positivo. E, quando falo isso, não me refiro apenas aos hotéis, mas também ao comércio e outros serviços nos destinos que atendemos. Então, somada à demanda reprimida existente, esse movimento estimula o aumento das reservas nos nossos clientes. Acreditamos que isso deverá permanecer nos meses seguintes, desde que uma nova onda de contágio apareça – e esperamos que isso não ocorra", afirma.

Por fim, na Foco Multimídia, o ritmo de crescimento manteve-se alto em julho. Segundo Leonardo Silveira, sócio e diretor Comercial da empresa baiana, o volume de reservas na plataforma da empresa subiu 25,1% em julho na comparação com o mês anterior. “Isso representa 61,45% do vendido em igual período do ano anterior. Mantendo-se a média de crescimento de 5% ao mês, deveremos chegar a dezembro com um movimento na casa de 85% do que foi comercializado em igual mês de 2019”, observa Silveira. “Fizemos também uma pesquisa para entender a demanda em cada mercado em relação a pesquisas futuras. Regiões turísticas próximas a grandes centros, como Gramado (RS), Campos do Jordão (SP) e algumas praças no Nordeste”, completa.
 

Retomada - Hsystem - info

 

(*) Crédito da capa: Peter Kutuchian/Hotelier News

(**) Crédito dos infográficos: Divulgação