Em 2016, a China registrou um déficit na sua balança comercial do turismo de US$ 216,7 bilhões. Os turistas chineses gastaram US$ 261,1 bilhões no exterior, enquanto que os recursos dentro do país atingiram o montante de US$ 44,4 bilhões. Os índices foram divulgados por meio do Relatório Anual do Índice de Consumo Transfronteiriço, divulgado pela Economic Information Daily and Visa neste mês.

O desequilíbrio comercial no turismo se refletiu nas estatísticas do setor de serviços. A Administração Estatal de Câmbio da China divulgou 141,9 bilhões de RMB em déficit comercial na indústria de serviços a partir de julho deste ano, com base em receitas de RMB 112,8 bilhões no setor de serviços versus saída de 254,7 bilhões de RMB.

O relatório propôs que, para lidar com o déficit de turismo, a China deveria promover a reestruturação e atualização econômica, bem como a abertura da economia da China, ao mesmo tempo em que reforçava o ambiente de pagamento eletrônico alinhado internacionalmente para ajudar a atrair turistas internacionais.

Xueli Yu, CEO da Visa Greater China, vê um grande potencial no mercado de consumo transfronteiriço ao longo das regiões "Belt and Road". O pesquisador da Academia Chinesa de Ciências Sociais (CASS) Tao Yang observou, em um seminário sobre pagamentos transfronteiriços, que a demanda está aumentando para pequenas remessas com o surgimento de educação internacional, turismo e força de trabalho. Ele acredita que a concorrência para usuários e clientes é inevitável com mais e mais soluções de pagamento entre fronteiras disponíveis.

* Crédito da foto na capa: Pixabay/3dman_eu