Como esperado, não existe nenhuma cidade brasileira no ranking citado no título da matéria. Compõem a lista divulgada hoje (25) pelo WTTC (Conselho Mundial de Viagens e Turismo, na sigla em inglês)  três destinos chineses e três americanos. Há ainda representantes da França, Japão, México e Tailândia (veja abaixo). Juntos, esses municípios injetaram impressionantes US$ 625 bilhões nas economias de seus países apenas com recursos oriundos da indústria turística em 2017.

O ranking integra o estudo City Travel & Tourism Impact Report, que avaliou o impacto econômico do turismo em 72 destinos globais. Na avaliação do WTTC, um dado justifica a pesquisa. Com 54% da população mundial vivendo em áreas urbanas, as cidades se tornaram polos econômicos que alavancam fortemente o setor. Hoje, por exemplo, 45% da movimentação turística internacional se dão em localidades urbanas.

OMT - ranking das cidades

Um dado chamou atenção dos analistas do WTTC. As cidades com maior crescimento na geração de divisas oriundas do turismo no ano passado são de países em desenvolvimento. No Top 10 desse indicador apenas Dublin, na quarta posição, não é emergente. Cairo (+34,4%), Macau (+14,2%) e Istanbul (+13,1%) compõem o pódio. Novamente, a presença chinesa é maciça, com quatro destinos na lista: Chongqing (5º), Pequim (7º), Xangai (8º) e Guangzhou (9º).

Hoje, de fato, a importância da China para o turismo mundial é inequívoca. Em meados da próxima década, estima a Iata (Associação Internacional de Transportes Aéreos, na sigla em inglês), o país substituirá os Estados Unidos como o maior mercado de aviação do mundo. Além disso, os turistas chineses são os que mais gastam no turismo internacional e doméstico

Os números também ilustram uma reversão no eixo do turismo mundial. Dez das 20 cidades com maior mercado turístico no mundo ficam na Ásia-Pacífico. Além disso, sete dos 20 destinos com maior contribuição para o PIB dos seus países ficam na região, novamente com destaque para a China. Em um passado não muito longínquo, esse protagonismo estava na Europa e nos Estados Unidos.  

OMT: outros insights

O estudo trouxe ainda outros números interessantes. Entre as 10 cidades que mais movimentam recursos oriundos da atividade turística, algumas têm contribuição decisiva para a geração de riquezas naquela praça. O turismo de Bangkok, por exemplo, representa 50% do PIB (Produto Interno Bruto) local. Outros destinos também têm participação considerável: Paris (29,8%), Cidade do México (24%) e Tóquio (20,2%).

OMT - Macau_maior gasto turista internacionalMacau lidera nos gastos de turistas estrangeiros

Segundo a pesquisa, Hong Kong e Macau recebem os maiores gastos de visitantes internacionais no mundo. Dubai, Nova York, Bangkok, Cingapura, Shenzhen, Istambul, Miami e Londres aparecem na sequência.

De 2007 a 2017, as três cidades com maior crescimento na geração de emprego no turismo foram Abu Dhabi (+10,4%), Teerã (+6,8%) e Chongqing (+6%). Ainda assim, em termos absolutos, Jacarta, Pequim, Cidade do México, Xangai e Bangkok são os destinos com o maior número de pessoas trabalhando diretamente no setor.

(*) Crédito da capa: hyungname/Pixabay

(**) Crédito da imagem: Reprodução/Site da OMT

(***) Crédito da foto: jw232523/Pixabay